Saúde Mental reúne 1.200 pessoas em Festa Junina

20/07/2005 - 0:00
Saúde Mental reúne 1.200 pessoas em Festa Junina

A equipe da Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde de Embu das Artes, realizou no dia 30 de junho, a sua 4ª Festa Junina, no Parque Francisco Rizzo. No local, semanalmente acontecem as oficinas do projeto Conviver. Com a presença de 1.200 pessoas entre usuários do programa, familiares e amigos, a festa teve quadrilha, comidas típicas e muitas brincadeiras.

A atividade tem como objetivo principal integrar o usuário ao ambiente social, quebrar barreiras, diminuir preconceitos e sensibilizar as pessoas em relação à saúde mental. A Secretaria da Saúde pretende valorizar o lazer, o trabalho, o conhecimento cultural e a auto-estima do usuário para que ele valorize os cuidados a si mesmo.

Para a psicóloga Kátia Paiva, coordenadora do programa de Saúde Mental da Prefeitura, o convívio proporcionado pela festa é um momento bastante significativo no processo terapêutico. "Ele possibilita um maior envolvimento dos usuários, que participam ativamente de todo o processo de organização da festa, apresentam melhora no convívio, na socialização, além de ser a possibilidade do encontro com a família de forma lúdica e descontraída, garantindo, ainda, a presença de outros segmentos da sociedade, melhorando o processo de trocas e a reinserção social". A festividade também possibilitou o resgate de raízes culturais tão importantes e, por vezes, esquecidas.