Saúde premiada: Embu das Artes é referência no combate à tuberculose e incentivo à amamentação

20/07/2017 - 16:19

Ainda no primeiro semestre de 2017, a Secretaria Municipal de Saúde de Embu das Artes recebeu dois importantes prêmios. Um pelo combate à tuberculose e outro pelo incentivo à amamentação. Esse reconhecimento veio dos governos federal e estadual, fazendo da cidade referência nos dois assuntos.

Embu das Artes é a única cidade do Estado de São Paulo a ter cinco unidades básicas de saúde (Independência, Fátima, Pinheirinho, Eufrásio e Valo Verde) certificadas pelo Ministério da Saúde, dentro da Estratégia Amenta e Alimenta Brasil, pelas estratégias voltadas ao incentivo à amamentação e alimentação.     de mortalidade e morbidade. Embu das Artes se destacou a frente dessas ações. O município possui taxa de amamentação exclusiva aos seis meses de 52% – maior que a média mundial -, segundo pesquisa mais recente.

A cidade também é referência no combate à Tuberculose. Recebeu da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, o prêmio pela “Busca de Casos de Tuberculose durante a 1ª Campanha de 2017”, ultrapassando a meta estabelecida de 122 coletas, entre fevereiro e março, na qual realizou 283. A tuberculose é uma doença grave, transmissível e pode levar à morte, caso não tratada. No Brasil, são 70.000 casos de tuberculose novos a cada ano e no Estado de São Paulo em torno de 16.000.

As premiações são fruto do esforço conjunto do governo do prefeito Ney Santos, que visa humanizar o atendimento prestado na área da saúde e, principalmente, do empenho e dedicação de todos os profissionais envolvidos.