Saúde realiza exame de tracoma em crianças de 5 a 9 anos

22/08/2016 - 0:00
Saúde realiza exame de tracoma em crianças de 5 a 9 anos

De 24 a 31 de agosto, a Secretaria de Saúde de Embu das Artes realizará o exame de tracoma em escolares da rede pública municipal. O tracoma é uma doença contagiosa que acomete os olhos e ocorre principalmente entre as crianças.

Os exames são realizados todos os anos, sempre em duas escolas, como forma de mapear a cidade. Cerca de 11 mil crianças com idade entre 5 e 9 anos, faixa etária onde a doença é predominante, serão avaliadas por um médico oftalmologista nas escolas municipais Reinaldo Gama e Amilton Suga Gallego.

“Essa é uma exigência da Organização Mundial da Saúde (OMS) e fazemos essa busca todos os anos. Em 2015, dentro desse universo, apenas 12 crianças foram detectadas com a doença. Todas foram encaminhadas para tratamento no Centro de Especialidades do Valo Verde. A família das crianças diagnosticadas também passam pelo exame e tratamento, realizado a base de antibióticos de dose única”, afirmou o responsável pela Vigilância Epidemiológica de Embu da Artes, Leonardo Marcolan. No caso de dúvida, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa.

Entenda a doença

É uma doença inflamatória dos olhos, causada pela bactéria Chlamydia Trachomatis e ocorre principalmente em crianças. Necessita de tratamento, pois em muitos casos a doença pode não apresentar sintomas e as lesões provocam atrito da pálpebra com a córnea e podem prejudicar a visão.

Deve-se ficar atento aos olhos: se estiverem vermelhos e irritados, lacrimejantes e com secreção, coçando, com sensação de areia e intolerância à luz, é melhor realizar o exame.

Sua transmissão ocorre por meio da secreção dos olhos com tracoma de uma pessoa para outra, principalmente em ambientes coletivos, como escolas e creches. Objetos contaminados, roupas de cama, lenços e toalhas também podem transmitir a bactéria.

Para evitar o contágio, a dica é incentivar as crianças a lavarem as mãos e o rosto várias vezes ao dia, não coçarem os olhos, não usarem toalhas ou lenços de outras pessoas e até mesmo evitarem dormir na mesma cama com várias pessoas.