Secretaria de Obras retoma projeto do Parque Linear

30/04/2014 - 0:00
Secretaria de Obras retoma projeto do Parque Linear

Após processo licitatório, a Secretaria de Obras, da Prefeitura de Embu das Artes, retomou em março deste ano as obras do Parque Linear.  O projeto que compreende as vias Elias Yazbek, Pe. Belchior de Pontes, Paulo do Vale, Andronico dos Prazeres Gonçalves, Av. São Paulo, São Luís, Matões e Jacinta Ribeiro Mei, havia sido interrompido após o abandono da obra pela empresa Consitec Construções e Telecomunicações Ltda, contratada durante a primeira licitação.

O projeto elaborado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano  integra um novo parque ao Sistema Municipal de Áreas Verdes e envolve intervenções de infraestrutura urbana e recuperação ambiental. A obra iniciada em 2010 abrange a construção de praças, implantação de iluminação, ampliação da rede de esgoto e drenagem de águas pluviais, entre outras ações.

Trechos da obra como a colocação de bloquetes, gradeados, alargamento de calçadas e construção de rampas entre as ruas Andronico dos Prazeres Golçaves, Rio Grande do Norte, Paulo do Vale e Jacinta Ribeiro Mei, já foram concluídos. Assim como, o assentamento de tubos entre a rua Paraná e Av. São Paulo, a pavimentação da Av. São Paulo e o revestimento  do fundo do córrego que corta a via.

A nova etapa denominada “Fase II” está sendo executada e conta com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), num total de R$ 1.678.751,02. O projeto inclui a drenagem e colocação de tubos com maior capacidade de vazão na Av. São Paulo, construção de decks em madeira, colocação de bloquetes entre as ruas São Luís e Matões e a construção de uma nova praça entre as Ruas São Luís e João Batista Medina.

A ação é uma das medidas adotadas pelo governo municipal pela valorização de córregos e rios, entre outras iniciativas, como a implantação de saneamento básico, a despoluição dos córregos da cidade e a construção de calçadas permeáveis. A previsão é que o novo trecho seja entregue em agosto de 2014.