Secretaria recebe equipe especializada em autismo do Mackenzie

13/09/2017 - 11:02
Secretaria recebe equipe especializada em autismo do Mackenzie

A Secretaria de Educação de Embu das Artes recebeu dia 12/9, a equipe da Universidade Presbiteriana Mackenzie, responsável pelo Laboratório de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), coordenado pelo professor doutor Salomão Schwartzman, médico neurologista e uma das maiores autoridades brasileiras sobre o autismo.

A equipe que esteve na cidade, composta de estudantes da universidade, foi coordenada por Décio Brunoni, professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde do Mackenzie desde 2004. Ele desenvolve pesquisas genético-clinicas e epidemiológicas em defeitos congênitos, doenças genéticas e distúrbios do desenvolvimento.

“Esse primeiro momento é uma ação entre amigos, queremos conhecer os casos, entender as necessidades para, em seguida, criarmos uma parceria institucional com a Prefeitura”, disse o professor Brunoni. O objetivo da parceria é melhorar a qualidade do atendimento aos estudantes da rede diagnosticados com autismo em todos os graus.

O encontro foi dividido em duas partes; no período da manhã, aconteceu uma formação no Centro Educacional Armando Vidigal, com fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos, e que contou com a participação do secretário adjunto da pasta, Usiel de Matos, equipe de supervisão da educação especial da secretaria de educação e também de membros da Secretaria de Saúde.

No parte da tarde a abertura foi realizada pelo secretário de educação Pedro Angelo, sendo a vez dos pais se encontrarem com a equipe no Centro Cultural Mestre Assis para assistirem a palestra de apresentação da instituição,  do projeto de pesquisa e cronograma de ações. Contou se também com a presença da professora doutora Maria Eloisa Tamá Antino e a pedagoga Catherine Oliveira de Araújo responsável pela pesquisa no município.

A parceria é um projeto de pesquisa que permitirá um conhecimento maior dos estudantes com o TEA e o fortalecimento das ações e formações dos profissionais da educação especial e professores.