Segurança municipal faz balanço com bons resultados

18/12/2006 - 0:00
Segurança municipal faz balanço com bons resultados

A administração de Embu chega ao final de 2006 com bons resultados em todas as áreas, especialmente no que se refere à Segurança Pública. O principal indicador de violência continua caindo no município de Embu. Até novembro deste ano foram registrados 50 casos de homicídio na cidade, contra 72 assassinatos ocorridos em 2005 (foram 197 homicídios em 2001), de acordo com dados oficiais divulgados no dia 18/12, no Centro Cultural Embu das Artes no café da manhã que reuniu o prefeito Prefeito, secretários municipais, vereadores e representantes da Polícia Militar, da Guarda Civil, líderes comunitários, presidentes das Associações de Moradores de Bairros e delegados do Orçamento Participativo.

Coordenador de base da Polícia Militar no Largo 21 de Abril e morador de Embu há 24 anos, o cabo Marascalqui disse que a sensível queda no número de roubos e furtos se deve "graças à união das forças policiais: ocupamos o espaço dos criminosos e estamos não só combatendo mas evitando o crime". Segundo o delegado titular de Embu, Antônio José de Corrêa Sampaio, "a polícia priorizou a apuração da autoria dos crimesno município, com fundamental apoio do judiciário, e constatamos que a maioria dos homicídios está ligada ao tráfico de entorpecentes". O número de ocorrências, segundo ele, poderia ser menor devido aos ínúmeros casos de "desovas" de cadáveres no município.

O prefeito Prefeito comemorou os resultados e advertiu para o fato de a violência atingir principalmente os excluídos. Ele ressaltou a grandeza da PM ao escolher o prédio para sediar tanto a 1ª Cia, como o 36º Batalhão da PM no Jd. Dom José, ambos localizados no meio da comunidade. Prefeito também salientou que a redução da violência se deve às políticas sociais e dos programas de inclusão social implantados pela atual administração, da participação popular, através dos conselhos, das denúncias e ações do Proer. "A presença do Estado é fundamental quando tratamos de violência. Quando você abre a escola para a população, como abrimos a Paulo Freire, e a comunidade se apodera dela, tudo muda. Em dois anos, a escola não tem uma pichação", frisou.

Em cumprimento à Lei Seca, que determina o fechamento de bares até as 23 horas, fiscais da prefeitura apoiados pela Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar (PM) notificaram 200 bares de janeiro a novembro. No mesmo período, a GCM realizou 18.557 rondas escolares e atendeu a 1.886 ocorrências. Foram 302 ações de apoio a diversos órgãos de governo, 265 a fiscalizações e 147 a outros órgãos policiais, dentre dezenas de outros tipos de atendimento.

A instalação da 1ª Cia. do 36º Batalhão da PM no Jd. Dom José, numa região das mais populosas do município, é mais uma medida que contribui para ampliar a segurança da população e valorizar os bairros mais distantes do centro da cidade. Inaugurado no último dia 5, o grupamento com efetivo de 135 policiais está instalado num prédio totalmente reformado pela prefeitura.

Desde a criação da GCM foram registradas 6.848 ocorrências, autuados 939 bares, sendo 124 deles lacrados e realizadas 68.473 rondas escolares. Segundo o governo municipal, a integração do trabalho da GCM, órgão ligado à Secretaria de Governo, ao das Polícias Civil e Militar da cidade, as novas oportunidades de emprego e geração de renda, e a ampliação das ações educacionais e dos programas sociais têm sido fundamentais para que Embu viva um novo tempo, de paz e prosperidade.

Os efetivos das polícias também foram reforçados. De 50 homens em 2003, a GCM passou para 79 em 2006, com uma frota de nove viaturas e quatro motos. A PM tem um efetivo de mais de 300 homens, 26 câmeras de vídeo no Centro Histórico, e dois batalhões no município, além das Bases Comunitárias em pontos estratégicos como Jardim Santa Tereza e Largo 21 de Abril.

Estiveram presentes: Prefeito, chefe de gabinete do prefeito Prefeito; Selma Fernandes, secretária de Cidadania e Assistência Social de Embu; Maria das Graças, presidenta da Câmara Municipal; vereador Manoel Raimundo; Luis Medina, presidente do Conselho Municipal de Turismo;Vera Lúcia Rocha, presidente do Conselho de Segurança Municipal;Beatriz Helena Pumeirol, representante do Conselho Municipal Anti-Drogas; Gilson Menezes, diretor do Departamento de Segurança Urbana de Osasco.

Tags: