Segurança no córrego do Jardim Nova República

05/01/2010 - 0:00
Segurança no córrego do Jardim Nova República

Alvo de pedidos constantes de moradores devido às condições de manutenção e limpeza do piscinão do Jardim Nova República, retratadas por nossa reportagem, a região do córrego Tomás Antonio Gonzaga foi motivo de reclamação da moradora Priscila Souza sobre as condições precárias de segurança nas margens do córrego, onde ocorrem repetidos acidentes com crianças e idosos.

Em visita ao bairro, conversamos com o comerciante Luiz de Souza, 43, há 13 anos na comunidade. Segundo Souza, na época havia muitas árvores, e a maioria dos moradores tinha barracos, ao passo que hoje praticamente todas as casas são de alvenaria. A água, porém, foi ligada oficialmente há 2 meses, enquanto a luz só é conseguida de maneira ilegal, apesar de negociações com a Eletropaulo. A viela não é asfaltada, embora algumas casas tenham garagem. O calçamento é aguardado desde agosto de 2008.

Como melhoria de segurança para a população cerca de 40 metros de corrimão foram instalados ainda em setembro de 2008, mas o morador critica a solução, que não impede a queda de crianças pequenas, inclusive um neto de Souza, há alguns meses. Um trecho de cerca de 80 metros permanece sem qualquer obstáculo no acesso para o córrego na margem esquerda (sentido de quem entra na comunidade). Antes da construção do corrimão um carro caiu no córrego, por um erro de cálculo do motorista. Não há registro de feridos.

A margem direita, ligeiramente mais baixa, não tem casas próximas do córrego, mas conta com a sede da associação de moradores e com uma quadra de futebol. Souza diz que “Falaram que iam reformar a quadra. Só botaram a grade, que está baixa, e os moleques vão no rio pegar bola”.

Marcelo Oliveira dos Santos, 24, sobrinho de Luiz, foi nosso guia na breve visita à comunidade, e confirmou a história do tio, dizendo ainda que: “quando chove é comum descer bola (pela correnteza) e as crianças pulam para pegar. Tem também muito bêbado que cai”. Uma mulher, que não quis se identificar, informou que é comum caírem crianças e alguns adultos, em geral alcoolizados, retirados com o auxílio de escadas. Não há informações sobre acidentes fatais na área.

Ações do poder público
A região é alvo das atenções da prefeitura do Embu. Este realiza limpeza, desassoreamento e manutenção de equipamentos do piscinão, enquanto aquela realiza obras de urbanização do córrego, na extensão das ruas Tomás Antonio Gonzaga e Idelina Fernandes Cavalheiro, até a junção com a Avenida João Paulo II, pouco antes do início da área retratada nesta reportagem. Na área em questão o secretário de Serviços Urbanos e Limpeza Pública, Nelson José Pedroso, informa que a prefeitura iniciará a pavimentação da área ainda este mês. Também será aumentada a grade da quadra da associação, em processo de compra que terá início neste mês, diminuindo o risco de acidentes com crianças. A secretaria iniciará o planejamento de parede de contenção, para a segurança da comunidade, no primeiro trimestre, com entrega ainda em 2010.