Semana da Mulher discute avanços e desafios

Pelo oitavo ano consecutivo, o Centro de Referência da Mulher Inês Israel dos Santos preparou uma programação especial, de 4 a 14 de março, para marcar o 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Com o tema Avanços e Desafios da Mulher de Embu, serão realizadas atividades em diversos bairros do município. Estão agendadas palestras em associações de bairro sobre Autonomia e Valorização da Mulher e Lei Maria da Penha; serviços de vacinação e medição de pressão; mostra de filmes no Centro de Referência da Juventude, a exposição Mulheres de Várias Culturas, no Centro Cultural Embu das Artes a partir de 8 de março, e oficina de bijuteria.

Dando continuidade ao Programa de Prevenção de Câncer de Colo de Útero, no mesmo período a Secretaria de Saúde vai intensificar a Coleta de Papanicolaou em todas as unidades de saúde. De acordo com balanço do ano passado, somente no mês de março, foram feitos cerca de 400 exames a mais, totalizando 1.381 mulheres atendidas com idades entre 25 e 59 anos, tendo ou não vida sexual ativa.

Segundo a Organização Mundial de Saúde o câncer de colo de útero é a segunda neoplasia mais comum entre as mulheres. Esta doença ocorre mais em países em desenvolvimento e o diagnóstico é feito pelo exame da citologia, colposcopia e anatomopatológico. A citologia oncótica cérvico-vaginal (papanicolaou) é o melhor teste para rastreamento da doença. O exame é realizado regularmente em todas as unidades de saúde embuenses.

No ano de 2005 o câncer de colo uterino foi a primeira causa de óbito de mulheres em idade fértil, em relação a outras neoplasias no município de Embu, por isso, é importante que toda população feminina realize o exame preventivo pelo menos uma vez ao ano. No município são realizados 15.000 exames ao ano.

O encerramento da Semana da Mulher acontece dia 14, a partir das 13h, com a tradicional caminhada que sai da frente do CRM (Rua Nossa Senhora do Rosário, 424 – Centro) e atividades que prosseguem no Auditório da Prefeitura. Confira a programação completa:

De 4/03 a 14/03 – das 7 às 19h – nos postos de saúde
Coleta de Papanicolaou. Procure o posto de saúde mais próximo da sua residência

4/03 – 15h – Associação dos Moradores do Jd. do Colégio
Rua: Pégasos, 30 – Jd. do Colégio
Tema: Autonomia e valorização da mulher

5/03 – 15h – Associação Mulheres em Ação
Rua: Perová, 541 – Jd. Castilho.

6/03 – 10h – Creche Magali Estrada do Gramado – Jd. Magali

6/03 – 15h – Comunidade Católica São Vicente
Rua: Urca, 90 – Jd.São Vicente

7/03 – 13 às 17h – Stand na Praça – Largo 21 de Abril
– Divulgação do CRM
– Medição de Pressão
– Vacinação

7/3 – 18h – Centro de Referência da Juventude.
Rua Rebolo Gonzales, 185 – Cercado Grande
Mostra de filmes

8/03 – das 10 às 12h
Atividade de Divulgação do Centro de Referência da Mulher nas regiões de Orçamento Participativo.

8/03 – 15h – Abertura da exposição "Mulheres de várias culturas", aberta ao público de 8 a 16/03
Centro Cultural – Sala Josefina Azteca

10/03 – 10h – Associação Amigos de Bairro Jd. São Marcos
Estrada dos Moraes, 5 A – Jd. São Marcos