Dia Mundial da Alimentação será celebrado com atividades de 11 a 26/10

06/10/2022 - 12:35
Dia Mundial da Alimentação será celebrado com atividades de 11 a 26/10
Foto: Freepik

Para celebrar o Dia Mundial da Alimentação, oficialmente comemorado em 16/10 com o objetivo de desenvolver reflexões sobre a pauta, de 11 a 26/10, a Secretaria de Desenvolvimento Social de Embu das Artes realizará um ciclo de palestras nos CRASs. Com o tema ‘Alimentação Saudável e Acessível’, o público poderá aprender como fazer o reaproveitamento integral dos alimentos, criando receitas saudáveis e saborosas e contribuindo com a economia doméstica.

Segundo o Inquérito Nacional Sobre Segurança Alimentar no Contexto da Pandemia COVID-19 no Brasil (Vigisan), 33,1 milhões de brasileiros não têm o que comer e apenas 4 entre 10 famílias conseguem acesso pleno a alimentos. São 125,2 milhões de pessoas em insegurança alimentar. Só no Nordeste, são mais de 12 milhões de famintos, o equivalente à população de São Paulo.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio do Banco Municipal de Alimentos Herbert José de Souza e do Restaurante Popular Josué de Castro, trabalha para atender a população em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar. Semanalmente, o Banco de Alimentos atende famílias com sacolinhas de alimentos e, por dia, o Restaurante Popular oferece, a baixo custo (R$ 4), 1.200 refeições.  Periodicamente, também são realizadas edições da Banca Solidária, na qual são distribuídos legumes, frutas e verduras. Soma-se, ainda, a essas ações a campanha Natal Sem Fome, que no ano passado distribuiu mais de três mil cestas básicas.

As ações contam com a parceria das Secretarias Municipais de Educação e de Saúde. CONFIRA AQUI a programação.