Semana Nacional do Trânsito vai até domingo

21/09/2016 - 0:00
Semana Nacional do Trânsito vai até domingo

A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Trânsito e Transporte, participa da Semana Nacional do Trânsito, que acontece até o dia 25/9, domingo. O tema escolhido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para esse ano dentro da campanha Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020  foi: “Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”. O intuito é conscientizar a população sobre sua responsabilidade no trânsito, tanto dos motoristas quanto dos pedestres.

Embu das Artes realiza ações educativas durante toda a semana com alunos da Escola Municipal Mauro Ferreira. No dia 21/9, 18 “fiscais – mirins” participaram da blitz no Largo 21 de Abril, no centro da cidade, abordando motoristas para falar sobre a Semana de Trânsito e entregar panfletos. Acompanhe as outras ações:

22/9, às 9h e às 14h – No cruzamento do Cemitério dos Jesuítas, Jd. Santa Tereza;

23/9, às 9h e às 14h – Largo do Jd. São Marcos;

24/9, às 9h – Largo do Jd. São Marcos;

25/9, às 14h – Jd. Santo Eduardo.

É lei

Prevista na Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade, criando valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a "valorização da vida", focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

Segundo a Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo, a cidade registrou em 2015, 364 pessoas lesionadas por acidentes de trânsito e 20 morreram. Este ano, até julho, foram contabilizados 141 vítimas com ferimentos e 10 mortos por acidentes no trânsito.