Seminário de Saúde para a População Negra

29/11/2007 - 0:00
Seminário de Saúde para a População Negra
Acessibilidade

No dia 23 de novembro, encerrando a programação do Mês da Consciência Negra, aconteceu o Seminário de Saúde para a População Negra, realizado no auditório da prefeitura.

No seminário, houve uma palestra cujo o tema era o quesito cor na saúde, ministrado pela Dra. Edna Muniz, do CEERT (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade). Este centro é uma ONG que desenvolve programas de pesquisa e intervenções nas áreas de relações de raça e gênero no mercado de trabalho e o impacto das condições de trabalho sobre a saúde dos trabalhadores negros.

As ações de saúde destinadas à população negra têm como objetivo inserir o quesitos raça e cor como uma ferramenta de identificação de políticas públicas, programas e de prioridades. Em um panorama geral é necessário ampliar a compreensão das pessoas sobre por quais razões determinadas doenças atingem apenas a raça negra e o que se tem feito em relação à saúde da população negra, além da necessidade de tratar e discutir melhor as políticas da área, para que haja uma melhoria na saúde para a população no geral.

A palestra da Dra. Edna teve como objetivo orientar gestores na implementação do quesito cor, colaborando no rompimento do silêncio institucional sobre as relações raciais e políticas públicas. Ela também fez um relato sobre o projeto desenvolvido pela ONG na qual ela trabalha, que visa não só a igualdade racial, mas também o combate à discriminação de gênero e sexo. E disse que entre as doenças mais presentes na raça negra estão a anemia falciforme; doença hipertensiva; hipertensão arterial, entre outras.

Participaram do encontro a equipe da Assessoria de Promoção da Igualdade de Gênero e Raça e a da secretaria da saúde, representada pela secretária-adjunta Isabel Fuentes.

----
Compartilhe nas redes sociais