Servidores passam por formação para o combate à dengue

02/03/2016 - 0:00
Servidores passam por formação para o combate à dengue

Mais de 250 servidores municipais de diversas secretarias participaram da capacitação para o combate a dengue, chikungunya e zika, organizada pela Secretaria de Saúde no Centro Cultural Mestre Assis dia 2/3. A palestra foi ministrada pela veterinária e coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Raquel Abambres Lopes, pelo técnico administrativo do CCZ, Rafael Rodrigo do Nascimento Coelho, pela médica e coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), dra. Cláudia Chagas, e pelo coordenador da Vigilância Epidemiológica, Leonardo Marcolan.

“Esse encontro serviu para firmar o vínculo com as outras secretarias no combate ao mosquito. Vemos os secretários e os funcionários empenhados, o que mostra que esse problema extrapola as questões de saúde pública”, disse a secretária de Saúde Sandra Magali Fihlie.

O objetivo da reunião é formar multiplicadores de informação dentro dos equipamentos públicos e para que todos saibam identificar e eliminar os criadouros: “É um trabalho de formiguinha, tem que plantar todo dia uma semente, lembrar todos os dias de que temos que estar atentos”, contou Raquel, que também coordenou essa formação.

Após a apresentação de slides explicativos sobre o ciclo de vida do mosquito, sobre como as doenças agem no organismo e os tratamentos: “É fundamental que a pessoa repouse e seja hidratada para que ela se recupere. Quando a hidratação é eficaz, aumentam-se as possibilidades de não haver complicações”, falou a dra. Cláudia Chagas.

A partir do próximo sábado, dia 5/3, as equipes de agentes de zoonoses e de saúde estarão nas ruas realizando trabalho de orientação nos bairros. Serão 94 agentes e nove supervisores.

Dengue no Brasil

Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, no período de janeiro de 2015 a fevereiro deste ano, mais 170 mil casos prováveis  de dengue no País foram registrados. A região Sudeste registrou o maior número de casos prováveis (56,8%) em relação ao número total.
Em Embu das Artes, segundo o último boletim da Vigilância Epidemiológica de Embu das Artes, 60 casos suspeitos foram notificados e 18 descartados. Há 42 pessoas aguardando o resultado do exame sorológico.