Solano Trindade: 1908-2008 – cem anos do “poeta do povo”

24/07/2008 - 0:00
Solano Trindade: 1908-2008 - cem anos do "poeta do povo"

Em 24 de julho de 1908, no bairro São José, Recife (PE), nascia Francisco Solano Trindade, ou Solano Trindade, como viria a ser conhecido o principal poeta negro contemporâneo da cultura popular afro-brasileira. Sua obra – que inclui o poema "Tem Gente com Fome" cantado por Ney Matogrosso – foi elogiada por intelectuais como Roger Bastide, Sergio Milliet e Carlos Drummond de Andrade. No Embu (SP), ele chegou em 1961 e se apaixonou pela cidade, sendo um dos precursores do movimento que a transformaria em Embu das Artes. Falecido em 1974 no Rio de Janeiro, Solano Trindade deixou uma rica herança artística que está sendo celebrada numa parceria entre a Prefeitura de Embu e o Teatro Popular Solano Trindade.

A celebração pelos 100 anos do multifacetado Solano – ator de filmes como O Santo Milagroso e co-produtor de Magia Verde, premiado em Cannes, folclorista e teatrólogo – foi aberta em Embu no último dia 4. Agora, de 24 a 27 de julho, o Centenário Solano Trindade chega ao seu ponto alto. Entre os destaques estão Borba, Murilão e Silvio Modesto, Fabiana Cozza, Osvaldinho da Cuíca, A Quatro Vozes, Setswana Music Dance (grupo da África do Sul) e Z’Africa Brasil, além de Vítor da Trindade e do Teatro Popular Solano Trindade.

Do samba ao rap, do maracatu ao balé africano, ritmos e movimentos dos mais diversos artistas vão agitar Embu das Artes de quinta-feira a domingo, no Teatro Popular Solano Trindade (av. São Paulo, 100 – Centro), com entrada franca. Confira a programação e participe. É imperdível.

Dia 24 – Quinta-feira, das 17 às 22h
Cia. Capulanas
Negronei e o Rosário
Vítor da Trindade – Cantando Solano Trindade, Meu Avô!
Teatro Popular Solano Trindade com a dança Coco de Alagoas e Pernambuco

Dia 25 – Sexta-feira, das 17 às 22h

Negritos do Samba
Bloco do Barata