Taekwondo do Esporte Cidadão ganha 7 medalhas no Paulista

26/04/2016 - 0:00
Taekwondo do Esporte Cidadão ganha 7 medalhas no Paulista

Os alunos de taekwondo de Embu das Artes do Programa Esporte Cidadão, coordenado pela Secretaria Municipal de Esportes, conquistaram 7 medalhas, sendo 6 ouros e 1 bronze, após disputarem duas etapas pelo Campeonato Paulista de Taekwondo.

Sob a orientação do professor Eunaldo Almeida Júnior, os vencedores desse feito foram Jhonny Felipe Paixão (12 anos) com 2 de ouro, Douglas Gomes  (18 anos),  2 de ouro, Jefferson L. Sousa (19 anos), 1 de ouro e 1 bronze, e Djalma Gomes  (19 anos), com 1 de ouro. A equipe ainda ganhou um troféu pelo 5º lugar.

O secretário de Esportes e Lazer, Paulo Oliveira, os recebeu na segunda-feira (25/4) em seu gabinete e agradeceu aos garotos pelos ótimos resultados alcançados e por levarem o nome da cidade e do Programa Esporte Cidadão a outros lugares.

“A conquista de vocês comprova que vale à pena investir no esporte, não somente pela iniciação esportiva, mas pela possibilidade de despontarem como atletas de alto rendimento, incentivando quem está de fora a praticar outras modalidades que não sejam apenas as mais populares como futebol, vôlei etc.”, disse o secretário.

“Não teríamos essa oportunidade em outro lugar”, revelaram os atletas. “Estamos sempre nos ajudando, buscando o melhor e, com a experiência que adquirimos, ficamos mais confiantes para crescer”, concluíram.

“Fazemos um trabalho dedicado ao aperfeiçoamento deles, esse é o nosso objetivo, e o resultado é uma consequência, mas também os educamos para absorverem uma formação cidadã que será relevante para o resto de suas vidas”, afirmou o professor Eunaldo, praticante faixa preta de taekwondo desde os 8 anos de idade que ministra aulas há 15 anos.

O Campeonato

A 1ª etapa do Campeonato Paulista de Taekwondo aconteceu no dia 13/3 em Santa Isabel com cerca de 300 atletas e contou, além da anfitriã, com as cidades de Registro, Itu, Sorocaba, Planalto Paulista, Atibaia, São José dos Campos e municípios do Grande ABC.

Atibaia recebeu a 2ª e última etapa no dia 10/4 com a maioria dos participantes da primeira fase e cerca de 350 atletas que se confrontaram nas categorias Lutas (Kiorugui) e Formas (Poomsaes).

O Paulista de Taekwondo tem a chancela da Federação Paulista de Taekwondo Interestilos – presidido pelos mestres Aguinaldo Santana e Paulo Henrique Portela – e pela Liga Nacional de Taekwondo, do Grão Mestre Yeo Jin Kim.

Vem mais por aí

Os atletas de Embu das Artes têm o apoio do grupo Maximus Tkd Embu das Artes e estão se preparando para participar de vários torneios previstos, entre eles, os Jogos Regionais em julho, competição que conta com os melhores da modalidade, o Circuito Paulista de Taekwondo (que percorrerá vários municípios paulistas) e o Festival do Grupo Maximus em setembro.

Com os resultados obtidos no Paulista 2016, Embu das Artes está com vaga assegurada no Campeonato Brasileiro de 2016, que  acontecerá no Rio Grande do Sul, em setembro.

Fotos do Campeonato: colaboração de Eunaldo Almeida