Teatro Solano Trindade recebe visita da nova gestão

27/03/2017 - 16:41
Teatro Solano Trindade recebe visita da nova gestão

Representando a Prefeitura de Embu das Artes, o secretário de Gestão Tecnológica e Comunicação, Jones Donizette, visitou na sexta-feira (24/3) o Teatro Popular Solano Trindade, onde foi recepcionado pelos coordenadores Vitor da Trindade e Marcelo Tomé, que contaram um pouco da história do lugar.

“Vamos ajudar a divulgar mais o teatro nos canais da Prefeitura para dar maior visibilidade à programação e aos trabalhos daqui, levando ao conhecimento da população as atividades desse importante espaço”, disse Jones Donizette.

O teatro foi fundado em 1975 e é referência da cultura negra e popular no Brasil. Lá ocorrem inúmeras atividades gratuitas como shows de música, dança e teatro, além de aulas, mantendo viva expressões artísticas como o maracatu, samba, jongo, bumba meu boi, cafezal paulista e até mesmo ritmos contemporâneos como o hip hop. É um núcleo de preservação e promoção das raízes africanas e do folclore nacional, contribuindo para a formação da identidade afro-brasileira.

Coordenado pela família Trindade, o teatro tem à frente a consagrada escritora, artista plástica, coreógrafa e folclorista Raquel Trindade, filha do poeta, pintor, ator, teatrólogo e cineasta Solano Trindade, que batiza com seu nome o local. Solano marcou sua trajetória de vida pela afirmação do movimento negro, fundando diversos grupos de teatro, além de criar e participar de associações e frentes de valorização da cultura afrodescendente.

Em breve será divulgada nos meios de comunicação da Prefeitura, a programação dos eventos e cursos realizados no Teatro Popular Solano Trindade.