Templo Guaracy realiza festa em homenagem a Santa Sarah Kali

01/12/2014 - 0:00
Templo Guaracy realiza festa em homenagem a Santa Sarah Kali

A XXIII Festa Beneficente em Homenagem à Santa Sarah Kali e o Povo do Oriente, organizada pelo Templo Guaracy do Brasil, será realizada nos dias 6 e 7 de dezembro no Espaço Mataganza, em Embu das Artes. Os dois dias de festas têm como objetivo homenagear o povo da Linha do Oriente, celebrando a cultura cigana, a liberdade de expressão, a interação com a Natureza e o respeito às diferenças.

O tema deste ano é “Santa Sara Kali: Mãe protetora que ultrapassa os limites dos credos e faz do colorido a miscigenação das diferenças. Desperta o cigano dentro de cada um, ávido por expressar sua liberdade”, com o fim de sensibilizar as pessoas para encontrar em si os princípios do Povo do Oriente que existem dentro de cada um.

A festa contará com exposição de obras de arte, roupas e bijuterias, artesanato, velas e incensos, bebidas e comidas típicas. Além da presença de místicos, com leitura de mãos e cartas e apresentações de danças e shows típicos. A grande novidade deste ano é o Espaço Oficinas, com três diferentes atividades relacionadas à dança, astrologia e cultura Cigana. As atividades ocorrerão nos dois dias de festa.

As crianças também terão uma atenção especial com dois espaços exclusivos, no Espaço Criança, haverá contação de histórias, monitores e diferentes atividades para entreter as crianças e dar liberdade para os pais aproveitarem as demais atrações do evento. Já no Espaço Bebê, papais e mamães terão um cantinho especial para higiene e amamentação.

A Festa Beneficente em Homenagem à Santa Sarah Kali realizada pelo Templo Guaracy é inteiramente comprometidas com o respeito aos valores sagrados dos diferentes clãs que constituem a grande nação cigana. Esse compromisso fundamenta-se nos Princípios que nos identificam perante a liberdade de um Povo e suas Tradições. Todos os valores arrecadados na festa são revertidos para as obras sociais do Templo Guaracy.

Santa Sarah Kali

Diz a história que no ano 18 D.C, fugindo da perseguição aos cristãos, Maria Madalena, Marta, Maria Jacobé, Nossa Senhora e Sara, mulher de Abraão, são lançadas ao mar num navio sem velas ou remos. Um apelo à ajuda divina conduz a nave pelo Mediterrâneo e a tripulação chega a salvo ao sul da França, aportando na região de Camargue.

Em agradecimento, Santa Sara que se tornaria padroeira dos ciganos, promete usar sempre um lenço na cabeça – tradição adotada pelas mulheres ciganas. Lenda, mito ou fantasia, o fato é que a atual Les Saintes-Maries-de-la-Mer, onde foi construída a catedral de mesmo nome, atrai forte peregrinação, em especial de ciganos, nos dias 24 e 25 de maio. Todo dia 22 de outubro, uma procissão percorre a cidade em direção ao mar, acompanhada por cavaleiros (a criação de cavalos é uma tradição na Camargue).

Sara la Noire, ou Sara la Kali para os ciganos, é invocada para proteção e em especial pelas mulheres que desejam engravidar.

Espaço Cultural Mataganza

O Espaço Cultural Mataganza é uma propriedade do Templo Guaracy do Brasil inteiramente comprometido com a natureza, à cultura e a espiritualidade. Fonte, rio, lagos, cachoeira, essências nativas, animais silvestres e domésticos, minérios, pomar, horta, herbanário, pousada, restaurante, duas piscinas, estacionamentos internos, sala de convenções, internet sem fio, palco para shows, trilhas, transporte coletivo e o clima de montanha, são alguns dos inúmeros fatores que fazem do Espaço Mataganza um lugar ideal para encontros com a Natureza sem a perda das referências urbanas necessárias.

Templo Guaracy do Brasil

O Templo Guaracy do Brasil é uma instituição Espiritualista, Monoteísta, Apolítica, sem fins comerciais, isenta de preconceitos, legalmente constituída em 02 de agosto de 1973. O objetivo e compromisso fundamental do TGB é a preservação e o desenvolvimento pleno da Vida.

XXIII Festa Beneficente em Homenagem à Santa Sarah Kali e o Povo do Oriente
Data: 6 e 7 de dezembro de 2014
Local: Espaço Cultural Mataganza ( Estrada do Caputera, 895 – Embu das Artes)
Convites: R$ 10,00 para os dois dias de Festa
Estacionamento cobrado à parte no local.
Crianças menores de 10 anos não pagam
Informações: www.festacigana.com.br