Tocha da Amizade abre as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa

18/06/2008 - 0:00
Tocha da Amizade abre as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa
Acessibilidade

Iniciando os festejos do Centenário da Imigração Japonesa organizado pela Prefeitura por meio de sua Comissão, o município de Embu recebeu no sábado, 14/6, a Tocha da Amizade. A cerimônia foi feita no Ginásio Municipal Hermínio Espósito, local escolhido por manter uma estátua que representa a aliança entre as cidades-irmãs de Embu e Hino, no Japão, e simboliza saúde e vitalidade.

A tocha que veio da cidade japonesa de Kobe, passou por Santos – onde os primeiros imigrantes aportaram em 1808 -, pelo Museu do Imigrante e pela Sociedade Cultutral Nipo-brasileira, na Capital, antes de chegar a Embu. O fogo da amizade foi aceso pelo prefeito Prefeito juntamente com membros da Comissão Organizadora do Centenário, que caminharam pelas ruas do Centro Histórico até o Centro Cultural de Embu das Artes para a abertura do AnimaEmbu, festival de animação japonesa que integra as comemorações. A tocha ficará exposta até o dia 21 deste mês.

Animaembu começa com diversas atividades
Ao chegar no Centro Cultural Embu das Artes, o prefeito Prefeito abriu oficialmente o evento e ressaltou a importância da integração entre Embu e a colônia japonesa que reside no município. Representando os membros da Comissão Organizadora das Comemorações do Centenário da Imigração, Kiei Takayasu, emocionado, agradeceu a Prefeitura por promover e proporcionar um momento tão importante.

Acompanharam o evento os secretários de Governo, Paulo Giannini; de Saúde, Jorge Harada; de Educação, Rosimary Mendes de Matos; de Cultura, Esportes e Lazer, Maria Inês Araújo; o vice-prefeito, Roberto Terassi, e os vereadores Nelson da Padaria, Manoel Raymundo e Maria das Graças.

Após a solenidade, começou com diversas atividades o AnimaEmbu. O público pode aproveitar até o dia 22 apresentações culturais, torneios e concursos de animekê, cosplay, filmes japoneses, jogos, shopping Anima, com venda de revistas, mangás e posteres, além de comidas típicas como dorayaki, namagashi, yaki-manju, entre outras. O campeonato de Winning Eleven também agitou o dia, com a presença de 30 pessoas que competiram pelo primeiro lugar do jogo de futebol eletrônico mais famoso no mundo.

No domingo, o Auditório Cássio M´boy lotou para as apresentações de ninjutsu, arte marcial ninja mostrada por Bill Sensei e 20 de seus alunos, e do Tamashi Taiko (Espírito do Tambor), grupo liderado por Douglas Hideki Nakamura que fez  ecoar o “espírito” dos tambores japonês.

----
Compartilhe nas redes sociais