Trabalho, emprego e formação para todos

10/01/2018 - 13:13
Trabalho, emprego e formação para todos

A Secretaria do Trabalho e Emprego foi criada em 16/3/17 com o objetivo de criar e implantar políticas públicas voltadas para a empregabilidade dos munícipes de Embu das Artes. Para alcançar os objetivos, a secretaria firmou diversos convênios e parcerias para a implementação de projetos de qualificação profissional e o aumento da oferta de emprego no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

Dentre as ações é possível destacar o excelente relacionamento institucional firmado com a Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo (SERT) com implantação do o Programa Estadual Qualificação Profissional (PEQ), do Programa da Frente de Trabalho Estadual, com a qualificação profissional para os bolsistas, e do Programa Time do Emprego.

Durante o mês de maio, dedicado aos trabalhadores, a secretaria preparou uma programação especial que contou com várias palestras, visitas à Feira de Recrutamento Carreira na Universidade de São Paulo, criação da 1ª Feira de Empregabilidade em parceria com a ETEC e diversos cursos de qualificação profissional com parcerias do setor privado

A programação atendeu a um público diversificado de aproximadamente de mil munícipes. Fortaleceu o programa Via Rápida Emprego, do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia que possibilitou aos moradores mais qualificação profissional com o curso pintor.

A Secretaria de Trabalho e Emprego em parceria com o Ministério da Educação e a Secretaria Estadual de Turismo, realizou 800 pré-matrículas de cursos gratuitos de capacitação em diversas áreas, por meio do sistema de Educação à Distância (EAD), com carga horária de 160 horas. Elaborou e organizou a proposta de Qualificação Profissional dos Bolsistas da Frente de Trabalho Municipal o que possibilitou certificar 400 bolsistas em diversos cursos de qualificação profissional, conforme crescente oferta de vagas no PAT.

Mesmo num ano de crise, o PAT recolocou e iniciou mais de 440 trabalhadores no mercado de trabalho, fez mais de 5.500 encaminhamentos para entrevistas de emprego, visitou e fez contato com mais de 78 empresas, cadastrando os parceiros e captando mais de 2.300 vagas de emprego,  gerando um crescimento expressivo, no número de inserções e na captação de vagas, em comparação ao ano de 2016, conforme os dados do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Outro indicador importante, os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, mostram que o município teve um leve, mas significativo, aumento na oferta de vagas, comparado à região (18,83% contra 17,88% do ano anterior).

Até novembro de 2017, o número de admissões atingia a casa dos 14.200, destes 1.384 são referentes aos admitidos para o primeiro emprego. Promover, qualificar e inserir o jovem no mercado de trabalho é uma diretriz e uma das principais metas da Secretaria do Trabalho e Emprego.

A análise das ocupações que mais abriram vagas reflete a direção que o município vem trilhando frente à abertura de novos postos de trabalho e 2017 fecha com um saldo positivo de inserções nessas ocupações.

Isso demonstra como as novas estratégias e metodologias traçadas pela equipe da secretaria, sob a orientação do secretário Paulo Vicente dos Reis, têm surtido resultado. O planejamento das ações, o ajustamento do fluxo dos processos e do atendimento do PAT, a formação de uma equipe de captação de vagas, a pesquisa e o levantamento de dados por meio do observatório itinerante de empregabilidade, o programa de visitas e o estreitamento das relações com as empresas, as parcerias com órgãos governamentais e entidades formadoras e de capacitação, são algumas das estratégias implantadas nesse seu primeiro ano de atividade.

E, para 2018,  com o objetivo de garantir que todos tenham acesso a politica pública de geração de emprego, renda e de qualificação profissional, o governo municipal, por meio da Secretaria de Planejamento, Meio Ambiente, Trabalho e Emprego inaugura um novo Posto de Atendimento ao Trabalhador, intitulado Fábrica de Emprego, um local não apenas de atendimento, mas também de inovação, formação, interação, cooperação e de empreendedorismo, sendo um espaço multidisciplinar numa das regiões mais adensadas e com o maior número de trabalhadores informais de Embu das Artes.