Turismo: Embu fortalecerá Cinturão Jesuítico

26/02/2009 - 0:00
Turismo: Embu fortalecerá Cinturão Jesuítico

Na terça-feira, 17/2, o prefeito Prefeito participou de um café da manhã para discutir a construção do Cinturão Jesuítico. O projeto vem sendo estudado desde 2007 e visa a resgatar e incentivar as manifestações culturais de 19 cidades do Estado de São Paulo, que se formaram a partir dos aldeamentos jesuíticos. Acompanhado pelos secretários de Cultura e de Turismo, Paulo Oliveira e José Aparecido da Silva (Ronaldo), respectivamente, o prefeito demonstrou total apoio à iniciativa: “Embu é mais uma cidade que fortalecerá a sistematização do cinturão, não para a cultura de dominação, mas para reconhecer e resgatar a nossa história”.

Toninho Macedo, diretor artístico da ONG Abaçaí Cultura e Arte, entregou ao prefeito o caderno da Rede de Cultura de Paz, conforme definições divulgadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999, cujo objetivo é unir a todos para a concretização de ideais em comum. Selando esse compromisso, uma bandeira será hasteada em 19 de março, Dia do Artesão, data em que Embu fará um evento comemorativo. Além disso, um Núcleo de Cultura e Paz, que será eleito em breve, fará todo o trabalho de pesquisa e mapeamento das regiões para que posteriormente os roteiros sejam elaborados.

Participaram do café da manhã, que ocorreu no Centro Cultural Mestre Assis do Embu, representantes de Cotia, Embu-Guaçu, Juquitiba, Carapicuíba e São Lourenço da Serra.