Turma do skate tem apoio em Embu das Artes

16/04/2014 - 0:00
Turma do skate tem apoio em Embu das Artes

O pessoal do skate, ou esqueite, continua se encontrando no Jardim Santo Eduardo. Hoje, um encontro combinado pelo facebook, para praticar a modalidade ao lado do Centro Cultural do bairro, mais precisamente na rua Maringá, costuma reunir 70 skatistas ou mais. E eles contam com apoio do Governo da Cidade, que no segundo semestre inaugura mais duas pistas de skate no município para atender esses jovens, geralmente de 15 a 17 anos.

A cidade tem duas pistas de skate, uma na Praça Alexandre Baptista de Oliveira, no Jd. Santo Eduardo, bairro em que a modalidade é mais praticada, e outra no Ginásio de Esportes José Anacleto, no Jd. Santa Tereza. No fim do ano passado, em reunião com esqueitistas, a prefeitura apresentou projeto de construção de duas novas pistas de skate, uma com 292,76 m² na Praça da Juventude, no Jardim São Marcos, e outra com 163,2 m² na Praça do Jardim do Colégio. Ambas deverão ser inauguradas no segundo semestre deste ano.

ESTRELAS DO ESPORTE

Com uma prancha sobre rodinhas, o esqueitista enfrenta pistas com obstáculos, desafiando a gravidade e exibindo-se em manobras muito radicais. O professor de Educação Física, Tiago Clementino de Araújo, 30 anos, treina no Santo Eduardo, dá aulas e participa de competições. Conta que em 2010, pela primeira vez, Embu das Artes foi representada em campeonato, nesse caso, 1º Campeonato de Skate dos 54º Jogos Regionais no Guarujá, SP, e classificou-se em duas categorias.

Não é pouco coisa, já que o campeão brasileiro e bicampeão mundial de skate Kelvin Hoefler, do Guarujá, ficou em 1º lugar, seguido de outras feras, David Severo, de Barueri, e Felipe Felix, de Embu das Artes, na categoria individual. Tiago também ficou em terceiro, com sua equipe, na categoria amadora.

Mais um tempinho e Embu das Artes terá quatro pistas de skate para quem se aventurar a treinar nesse esporte, com diversas categorias, menos ou mais radicais: Street Skate, FreeStyle, Longboard, Down Hill, Downhill Boardercross, Downhill Longboard Freeride, Downhill Slide, Downhill Skateboard Standup Speed, Downhill Speed, Slalon, Vertical, Banks, Minirrampas, Pool Riding, Mountainboard, Fingerboard.

A modalidade Street é a mais praticada no Brasil e também em Embu das Artes, exigindo apenas capacete para quem começa a treinar. Para modalidades mais radicais, como half-pipe, com pista em forma de U, de 3,4 metros ou mais, o kit skate inclui capacete, joelheiras, cotoveleiras e pilotos de “carrinho” mais desafiadores.