UATI forma quarta turma em Embu das Artes

10/12/2015 - 0:00
UATI forma quarta turma em Embu das Artes

A alegria contagiante dos formandos, turma 2015, da Universidade Aberta a Terceira Idade (UATI), do Campus de Extensão Universitária da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), tomou conta do auditório do Complexo Educacional Valdelice Prass, na noite de quarta-feira, 9/12. Realizados desde 2011,  os cursos da UATI visam atender a terceira idade e a todos que trabalhem ou convivam com esse público, estimulando o retorno à sala de aula, ampliação do conhecimento e a melhora da qualidade de vida física e mental dessas pessoas.

Na ocasião, 23 formandos da quarta turma da UATI Embu das Artes receberam os certificados do curso “Envelhecimento Ativo: Processo de Desenvolvimento e Criatividade”, ministrado ao longo de 2015, com carga horária de 81 horas, divididas entre as disciplinas: Alterações Fisiológicas do Envelhecimento I, Caracterização das Doenças mais Frequentes Associadas ao Envelhecimento, Alimentação Saudável para a Terceira Idade, Distúrbios do Sono, Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, Co-educação entre Gerações, Aspectos Psicológicos do Envelhecimento e Teatro e Fotografia. Além de atividades extras, como passeios a museus e parques.

Paulo Vicente dos Reis, secretário de Educação, agradeceu aos professores e todos envolvidos no processo de formação desses estudantes e ressaltou o comprometimento do prefeito Prefeito em assegurar a qualidade de vida da terceira idade: “Em uma sociedade plural e democrática que está envelhecendo, e que tem que envelhecer com qualidade, nós precisamos ter representações que consolidem os direitos que os senhores estão conquistando. E por isso, o prefeito nos suscitou a ampliarmos a participação da UATI na cidade”.

A secretária de Comunicação, Cristina Santos, parabenizou os formandos e falou sobre a necessidade de nos preparamos para o envelhecimento: “Nós estamos vivendo mais e isso quer dizer que a qualidade de vida no País, ainda que hajam alguns problemas, melhorou muito. Então, temos que nos preparar para viver esse novo tempo. A Prefeitura de Embu das Artes tem trabalhado para melhorar a qualidade de vida de todas pessoas, inclusive dos idosos, através dos 26 núcleos da terceira idade, 18 Academias Públicas ao ar livre, Telecentros, Jogos Cooperativos, Bailes, Exposições, sinalização de vagas para a terceira idade, entre outras ações, e a UATI vem se somar a tudo isso, ela faz com que a gente trabalhe o envelhecimento crítico, respeitando as limitações e também derrubando alguns preconceitos e barreiras”.

Odete de Oliveira Monteiro, coordenadora da UATI, demonstrou grande entusiasmo por formar mais uma turma, falou sobre a constante troca de conhecimentos entre professores e estudantes e do anseio em chegar à terceira idade: “Estar com vocês é aprender a cada segunda-feira, eu só tenho a agradecer a oportunidade de coordenar o curso e estar com vocês”.

Entre os formandos, o sentimento de realização e de cumprimento de mais uma etapa era unânime. A conquista esteve evidente nos sorrisos e também no aprendizado que eles levarão por toda a vida e ressaltaram em alguns depoimentos, ouça:

Sirlene Cunha Weishaupt Pereira (58)

Maria Antonieta Nascimento, Dona Antonia, (79)

Antonia Maria Batista (66)

Também acompanharam a cerimônia, Adriano di Santo, técnico administrativo da Unifesp, Neusa Cezarino, palestrante de meditação e relaxamento e ex-aluna da UATI, Simone Rocha Nunes, diretora da Proteção Social Especial e Marcelo Tomé, professor de teatro e fotografia.

As inscrições para novas turmas começam em abril. Informações: (11) 4704-2484