Uati: universidade para melhorar a vida

10/09/2014 - 0:00
Uati: universidade para melhorar a vida

Se você tem mais de 60 anos e quer melhorar a sua vida pessoal, é um (a) forte candidato (a) a aluno (a) da Universidade Aberta da Terceira Idade (Uati), da Pró-reitoria de Extensão (Proex), da Universidade Federal de São Paulo – Campus de Extensão Unifesp Embu das Artes. Diferentemente de outros centros de ensino, a Uati não fornece certificado de formação, mas qualifica os seus alunos com treinamentos específicos para que tenham uma vida melhor, segundo a coordenadora da universidade, a professora doutora Odete de Oliveira Monteiro.

Com aulas às segundas e quartas-feiras, das 14 às 17h, no complexo Valdelice Prass, Parque Pirajuçara, os alunos da Uati receberam, por exemplo, em 3/9, informações sobre reflexologia. O casal Maria Dantas Dória, 53, e Adebaldo Francisco Alves, 74, entraram na Uati neste ano. “Foi uma vizinha que indicou. Eu vim e agora minha mulher também”, diz ele. Maria, por outro lado, tem melhorado da depressão e parece feliz: “É bom, é distração. Sair de casa é divertido”, afirma.

Também participaram da aula de Reflexologia, ex-aluno(a)s da universidade, como Josefa Amâncio Barbosa Shintani, 70 anos, e Irene Sanches Correia, 58, moradoras do Jardim Dom José.  São vizinhas há anos, mas só ficaram amigas depois que entraram para a Uati. Cursaram a universidade por dois anos, tempo em que Josefa aprendeu a “respirar e inspirar profundamente quando alguém provoca” e Irene melhorou a convivência familiar. “Hoje tenho diálogo com meu filho”, conta Irene.

Depois de conhecer a Uati, as duas não conseguiram mais se afastar e começaram a fazer de novo o que já haviam feito. “Tínhamos alunos que faziam o curso até três vezes e que hoje pertencem à Associação dos Ex-alunos da Uati”, informa Odete Monteiro. A programação dos ex-alunos é variada, tendo para cada encontro nas segundas-feiras, das 14 às 17h, na EM Valdelice Prass, um tema: saúde, passeio, bingo, jogos de mesa e festa dos aniversariantes do mês.

Curso em andamento

Desde março, os alunos da Uati têm aulas de saúde (sono, desnutrição, psicologia), com profissionais da área de saúde e esporte. De 1º de outubro a 10 de dezembro, às segundas e quartas-feiras, farão o curso de Teatro e Fotografia, que é a parte prática do curso deste ano. No início de dezembro todos entregam o trabalho de conclusão de curso e a universidade se prepara para novo curso.

A proposta da Uati é oferecer ao idoso a oportunidade de receber informações que contribuam para a sua melhor qualidade de vida. Os bons resultados já podem ser medidos não só pelos depoimentos dos frequentadores, mas pelo cuidadoso acompanhamento feito pela coordenadora. “Temos casos como o de uma aluna que foi trazida para cá por uma vizinha. Começou fazendo bolos e doces para os aniversários com os ingredientes que todos fornecíamos e, ao final, voltou a produzir e saiu da depressão”, conta. Aqui, o controle de presença nas aulas tem outro significado: “Ah, quando um deles falta, eu ligo e geralmente a causa é uma consulta médica, um problema de saúde”, diz Odete.

Projeto de expansão

Com 50 vagas, a Uati oferece curso com professores da Unifesp e profissionais do município envolvidos com o tema. Os interessados em frequentar a universidade podem fazer o pré-cadastro pelo telefone (11) 4704-2484. A Uati promove cursos para pessoas da terceira idade e profissionais que atuam no setor.

Está em estudo a instalação da universidade no antigo Colégio Ecco, na estrada Barcelona, 879, Chácara Ana Lúcia, até a construção do campus na área perto da prefeitura. A área do colégio foi adquirida pelo Governo de Embu das Artes e destinada pelo prefeito Prefeito para esse fim. Com o campus, a Uati poderá funcionar plenamente, oferecendo aos idosos a possibilidade de fazer matérias de cursos superiores oferecidos pela Unifesp. A universidade beneficiará mais de 1 milhão de habitantes na região.

A expansão da rede federal de ensino teve forte avanço a partir de 2007, quando o governo federal criou o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Quase 20 universidades foram criadas, chegando a 63 neste ano, e mais de 170 novos campi foram abertos – muitos em cidades do interior. Só em São Paulo, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) passou de um campus na capital (Santo Amaro) para sete universidades em funcionamento em Diadema, Osasco, Guarulhos, São José dos Campos, Baixada Santista e Zona Leste de São Paulo. Embu das Artes será o oitavo campus, tornando a universidade plena, com todas as áreas do conhecimento.