Uma retrospectiva das artes na cidade

10/02/2014 - 0:00
Uma retrospectiva das artes na cidade

Em cinco anos, 446 artistas participaram de mostras realizadas pelo Governo de Embu das Artes. Confira na exposição que abre sexta, 14/2

Embu das Artes vai mostrar os últimos cinco anos de artes plásticas na cidade na Retrospectiva 5 Anos de Artes Plásticas, com obras dos artistas que participaram das mais de 70 mostras e dois salões de artes realizados nesse período. Há cinco anos, o prefeito Prefeito, ao estruturar o seu gabinete para o primeiro mandato, criou a Secretaria Municipal de Cultura, ativando o Conselho e o Fundo Municipal de Cultura. A retrospectiva é um registro do que foi realizado nesse segmento até aqui.

Em cinco anos de existência, a secretaria coordenou várias ações importantes, entre elas as exposições de arte. De janeiro de 2009 a janeiro de 2014, foram realizadas 77 exposições, 35 individuais e 42 coletivas, com participação de 446 artistas. Foram promovidas nos espaços culturais da cidade e até em escolas, no caso das mostras itinerantes, e visitadas por 60.626 pessoas.

Entre as principais exposições foram realizados 27º e o 28º Salões de Artes Plásticas de Embu das Artes, além de mostras com artistas da cidade em outros municípios, a exemplo de: Embu na Visão de Seus Artistas – Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo; Bienal – Naifs – Piracicaba; Mapa Cultural Paulista – Abaçaí; Exposição Iwao Nakagima – Mauá; Mulheres: Cores e Formas de Embu das Artes AABB; Salão de Artes de Embu Guaçu; 10º Salão de Arte Contemporânea de Marília; Imprevisto Ateliê – Guarulhos; Optical Art – Paulo Dud – Mauá, Osasco, Guarulhos e Marília.

As principais exposições individuais foram: Arte Barroca Cusquenha de Jaime Mendoza; Andanças – Edu Silva; Arte Bisantina em Mosaico; Waldir Mariano; Katia Celina; Pinturas de Panayotis; Shila Joaquin; Lise Forell; Retrospectiva Josan; Niob – Sonhos e Memórias; Adélia Klinke – Desilusões de um Longo Verão; Raffaella Pezzilli – Multidões; Sebastião Pereira – Esculturas; Joilson; Nair Opromola; Antônio Carlos Morais; Regina Martins; Jaime Trindade – Índios Traços e Expressões; Reinaldo; Meneguim – Exposição Fotográfica; Sebastião Salgado – Êxodos – Exposição Fotográfica; Irany Antonio Rodrigues; Marrey Luiz Peres; Dudu Antunes; Filipe Matias – Endireita Mundo; Sonia Gruz; Dalila

SERVIÇO

A abertura da Retrospectiva 5 Anos de Artes Plásticas será no dia 14/2, às 19 horas, no Centro Cultural Mestre Assis do Embu (largo 21 de Abril, 29, 4781-4462). Até 6/3, poderá ser vista diariamente, das 8h30 às 18h. Entrada franca. Mais informações: Secretaria Municipal de Cultura, (11) 4785-3686.