Universidade da Terceira idade recebe novos estudantes

19/04/2016 - 0:00
Universidade da Terceira idade recebe novos estudantes

A Universidade Aberta a Terceira Idade (UATI), da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus de Extensão Embu das Artes, realizou segunda-feira, 18/4, a aula inaugural da turma 2016 do curso “Envelhecimento Ativo: Processo de Desenvolvimento e Criatividade”.

A nova turma foi recebida calorosamente pela professora Odete Monteiro, coordenadora da UATI em Embu das Artes, que se encarregou de fazer a apresentação do curso aos estudantes. O programa do curso inclui aulas de Alterações Fisiológicas do Envelhecimento I, Caracterização das Doenças mais Frequentes Associadas ao Envelhecimento, Alimentação Saudável para a Terceira Idade, Distúrbios do Sono, Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, Co-educação entre Gerações, Aspectos Psicológicos do Envelhecimento e Teatro e Fotografia. Além de atividades extras, como passeios a museus e parques.

Neusa Cezarino, palestrante e representante da Associação de ex-alunos da UATI, garantiu que mais do que uma Universidade, a UATI é um espaço de descoberta de si mesmo: “Não é preciso ter concluído os estudos, saber ler ou escrever para estar aqui. Esse é um espaço para conhecermos a nós mesmos, conversar sobre os assuntos que nos interessam, um tempinho que a gente tira para a gente”.

A turma 2016, conta com 14 estudantes, entre homens e mulheres, idosos e pessoas que atuam diretamente com idosos, como representantes de entidades sociais. A boa notícia é que mesmo quem não participou da aula inaugural, ainda pode se inscrever. Interessados em participar da UATI devem realizar inscrição até segunda-feira, 2/5, pelo telefone (11) 4704-2484 ou pessoalmente no Campus de Extensão Unifesp, na E. M. Valdelice Prass (Av Aimará, s/n, Pq. Pirajuçara).

Ex-alunos continuam na UATI

O curso “Envelhecimento Ativo: Processo de Desenvolvimento e Criatividade” tem duração de um ano, e após a conclusão não é possível repeti-lo. Mas, estudantes que concluírem a formação e tiverem interesse em dar andamento ao aprendizado, podem se juntar a Associação de Ex-alunos da UATI, lá não há taxa mínima de presença e nem certificado de participação, mas os membros continuam se reunindo com a mesma frequencia que se encontravam na UATI, participando de palestras, confraternizações e passeios.

Em 2016, o primeiro encontro da Associação de ex-alunos da UATI será realizado na segunda-feira, 2/5, às 14h, no Campus de Extensão Unifesp, na E. M. Valdelice Prass. Na ocasião serão discutidas a programação do ano, data e horário dos próximos encontros. Ex-alunos das turmas de 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015, podem participar. Informações: (11) 4704-2484.