Veja a exposição sobre Mulheres Negras

16/11/2015 - 0:00
Veja a exposição sobre Mulheres Negras

A exposição fotográfica itinerante “Mulheres Negras: Cultura e Protagonismo 2015” foi aberta na sexta-feira (13/11) na sala Josefina Azteca do Centro Cultural Mestre Assis do Embu e fica até 22/11. O projeto tem por objetivo valorizar o papel da mulher negra no mundo da cultura, entre outras áreas, firmando sua posição contra o machismo, o preconceito e o racismo.

A artista Raquel Trindade exaltou a relevância dessa exposição para o momento atual, estimulando a reflexão para algumas manifestações racistas na sociedade. “Quanto mais o negro evolui, mais é perseguido, mas temos o nosso valor e somos capazes como todas as etnias”, declarou.

A ativista e produtora cultural, Katia Trindade, disse que o projeto é fruto da sua militância e a partir da observação da vivência de mulheres negras que, com sua coragem e resistência, buscam desarmar os pensamentos preconceituosos por meio de suas atividades.

Homenageadas nas fotos:

ALESSANDRA ROCHA – Yalorixá; AMANDA ROCHA – Ekédi; CAROL ANICETO – Cantora; DÉBORA MARÇAL – Coreógrafa; PROF. ELISA LUCAS – Gestora; DILMA DE MELLO SILVA – Professora; JESSICA EVANGELISTA – Bailarina; KARLA MAGALHÃES – Coreógrafa; KIKA SILVA – Ativista; LIDIOMAR BRITO FARIAS (Caçula) – Artista Popular; LUCIA MAKENA – Bonequeira; LUCIMEIRE MONTEIRO – Arte Educadora; MARCIA REGINA DA SILVA – Arte Educadora; MARIA HELENA DA SILVA BRITTO – Embaixatriz do Samba; MARCIA BRECHO – Diretora de TV; MARIA TRINDADE – Cantora; MATILDE RIBEIRO – Gestora; NEGA DUDA – Cantora; RAQUEL TRINDADE,  A KAMBINDA – Artista Plástica; RAYANE CRISTINA – Yalode; REGIANE PEREIRA – Ekeji; SHARYLAINE – Rapper; SÔNIA SANTOS – Ativista; VALÉRIA AP. VELLOSO – Produtora Cultural

Ficha técnica da exposição: Kátia Trindade (pesquisa e coordenação do projeto); Celso Matias da Fonseca (curadoria); Guilherme Griebler (fotografia); Cassio Rodrigo (assessor de Cultura para Gêneros e Etnias do Estado de São Paulo); Paulo Roberto Esteves Guedes (secretário de Cultura de Itapecerica da Serra); Marinalva Lima de Souza (assistente de produção); Marcelo Reghelin (design gráfico).

Agradecimentos: Secretaria de Gêneros e Etnias da Secretaria Estadual de Cultura e Erlon Chaves (Confraria Nacionalista).

Mulheres Negras: Cultura e Protagonismo 2015 – até 22/11
Local: Centro Cultural Mestre Assis do Embu – sala Josefina Azteca