Vencedores de muay thai são embuenses

08/04/2014 - 0:00
Vencedores de muay thai são embuenses

A modalidade muay thai, implantada no Ginásio Poliesportivo Jd. Independência, dentro do Programa Esporte Cidadão, em 2013, já tem 50 alunos e três deles competindo e vencendo torneios amadores. Em 5/4, levados pelo mestre da categoria, Ney Carvalho, os atletas Develin Gomes, 16 anos, 70 k, e Rogério Menezes, 26 anos, 60 k, venceram o torneio Academia Gracie de São Paulo, SP, considerado um dos mais importantes do setor. Na categoria infantil 90 k venceu, no mesmo torneio, Paulo Henrique dos Santos, 16 anos, que é campeão brasileiro e campeão paulista, amador.  “O Paulo participou até agora de três campeonatos e venceu todos”, informa o mestre Ney Carvalho.

As aulas de muay thai são realizadas, no Ginásio Independência, às segundas, quartas e sextas-feiras, às 20h. O treinamento se estende até às 22h porque o professor Ney costumar treinar os atletas que competem após a aula normal. Logo que o curso de muay thai entrou na grade do Projeto Esporte Cidadão as vagas disponíveis foram preenchidas.

Parece mesmo que essa arte marcial, de mais de 2 mil anos, originária e principal esporte da Tailândia, despertou interesse nos jovens de Embu das Artes. Os alunos do curso são dedicados, têm-se mostrado cada dia mais disciplinados como atletas de muay thai, segundo o professor. Aprendem a utilizar a técnica elaborada de punhos e pernas, com uso de joelhos e cotovelos, e os princípios da arte marcial. Os ensinamentos vão além da luta, incluindo respeito ao próximo, disciplina, estudo e cumprimento de outras tarefas indispensáveis ao crescimento e aperfeiçoamento do jovem.

UM PROJETO QUE DEU CERTO

O bem equipado Ginásio de Esporte Jardim Independência, ao ser inaugurado em 2012, mudou o bairro, trazendo melhoras para toda a região. O córrego que corta o local foi canalizado e ruas do entorno pavimentadas e urbanizadas. A área recebeu projeto paisagístico, academia pública, pista de ciclismo e iluminação, seguindo prioridades apresentadas pela comunidade em assembleias do Orçamento Participativo (OP). Em agosto, o ginásio ganhou academia pública de musculação.

Com 2.800 m² de área, o Independência é ainda um dos quatro ginásios da cidade e o único complexo esportivo da região com medidas oficiais. Tem infraestrutura para receber competições profissionais, como salas para realização de oficinas esportivas, vestiários e banheiros, além de capacidade para atender 2 mil pessoas/dia. Várias modalidades e para diversos públicos são desenvolvidas no ginásio pelo Governo de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer.  O programa Esporte Cidadão oferece  mais de 10 mil vagas, em 30 modalidades e 35 praças de esporte do município.