Videoaulas fazem sucesso entre alunos das modalidades esportivas oferecidas pela Prefeitura

Sandra Martins
06/05/2020 - 16:03

A pandemia deixou muita gente em casa por conta da quarentena. Com o fechamento de parques e academias, quem gosta de praticar exercícios físicos se viu obrigado a ser criativo e iniciar uma atividade física em casa.

Os mais de 8 mil alunos atendidos pelo programa Pense + Esportes, coordenado pela Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Embu das Artes em mais de 28 atividades, continuaram em atividade. Como? Por meio de videoaulas ministradas pelos professores da rede.

“Passo as atividades com tranquilidade, pois os alunos já me conhecem. Faço de forma explicativa como se posicionar e como executar o movimento os exercícios, que são fáceis e não dependem de material específico, além de poderem ser executados em qualquer lugar e por pessoas de diferentes idades”, conta a professora de ginástica funcional do Ginásio Hermínio Espósito, Samara Carvalho Pereira, que passa videoaulas todas as semanas.

Para a aluna de Samara, Yara Souza, 40, as atividades em vídeo são uma ótima opção para o momento: “Acho muito legal, pois sozinha não tenho incentivo. Acho muito bom, dessa forma tenho motivação e consigo manter a saúde e não engordar”, falou. A professora Samara ainda completa: “Os exercícios ajudam na imunidade, e se tornam mais uma atividade no dia a dia. Vendo que não é uma aula tão demorada, os alunos conseguem tirar esse tempinho, fazem com algum familiar ou sozinha. Estou tendo um retorno muito positivo.”

Idosos também têm vez

Sendo o grupo de maior incidência de casos de Covid – 19, os idosos de Embu das Artes também estão sendo atendidos à distância. O Centro de Convivência do Idoso (CCI), gerido pela pasta, também está com atividades em vídeo para seus alunos da melhor idade.

“As vídeo aulas são maravilhosas. Na minha idade não posso ficar saindo de casa neste momento e estou achando as aulas excelentes. Sigo as orientações e me sinto muito bem, mesmo praticando em casa. A ideia foi muito boa, vale a pena seguir”, disse o aluno da professora Marilza Marques, José Manuel Martins, 79.

“Já tem algum tempo que mando vídeos para os alunos, visando o exercício em si e o bem estar. Passo alongamentos, treino de fortalecimento muscular, além de falar com eles todos os dias, dentro do possível, para sempre orientá-los para outras atividades como a vacinação e cuidados especiais nesse período”, disse a professora Marilza.

Para Aparecida Ferreira, 63, as atividades enviadas pela professora por vídeo são uma mão na roda nesse período de quarentena: “Estava sentindo muita falta das atividades que fazíamos no estádio Hermínio Espósito, faço basquete e tênis de mesa com a professora Marilza e nesse período estava sentindo muita falta dessas atividades. Foi muito bom quando ela mandou o vídeo com os exercícios, pois ficar sem praticar nenhuma atividade física é muito ruim não só pro corpo como também psicologicamente”, relatou.

Durante a quarentena, as atividades permanecem suspensas, mas o munícipe pode obter informações sobre as modalidades acessando aqui

Para a turma da melhor idade, acesse a página do CCI clicando aqui.

Para ambos os grupos, os telefones para contato são: 4785-3664 ou 4704-0026.