Z”figueiredo lança livro no Mestre Assis

Sandra Martins
26/10/2022 - 10:35
Z"figueiredo lança livro no Mestre Assis

A Secretaria de Cultura de Embu das Artes convida para o lançamento do livro “A saga de um só” do artista Z”figueiredo, no dia 03 de novembro, às 19h no Centro Cultural Mestre Assis. “A saga de um só” é um relato que prende a respiração, e deixa o leitor com sede de sempre querer saber o que virá na próxima página.

O artista e o escritor

Nascido numa aldeia da Beira Alta em Portugal, José Figueiredo Pires Cardoso, emigrou para o Brasil pouco depois de completar 12 anos. Licenciou-se em Matemática e entre os 18 e 28 anos ministrou aulas de Ciências Naturais, Física e Matemática. Desde jovem revelou grande interesse pelas artes plásticas.

Começou a praticar a pintura, até que por volta dos 18 anos descobriu a paixão de sua vida – a escultura. Entre os anos de 1974 e 1978 aprendeu com o escultor Gildo Zampol as técnicas clássicas dessa forma de expressão e aos 30 anos concluiu a obra “Os Orixás do Candomblé”, que deu origem ao enredo deste livro. Ganhou prêmios em diversas exposições.

Suas obras, entre outros, compõem os acervos do Banco Itaú, do Hotel Quatro Rodas de Salvador, da Prefeitura de Hino Cho, na província de Shiga, Japão e do Centro Cultural Watamuki na mesma cidade japonesa. Ocupou o cargo de Secretário de Turismo de Embu das Artes; atuou como curador de exposições de importantes artistas Embuenses.

Por sua participação no universo artístico e cultural de Embu das Artes, em 16 de maio de 2018 recebeu o título de “Cidadão Embuense”. A partir de 2014 iniciou-se na literatura e começou a escrever “A Saga de Um Só” e está na fase final do seu segundo romance intitulado “Sementeira de Homens”;