14ª Conferência de Assistência Social de Embu das Artes elege propostas e delegados

Daniela Karin
05/07/2023 - 15:34

Mais de 220 pessoas se reuniram no Parque do Lago Francisco Rizzo no dia 30/6 para a 14ª Conferência de Assistência Municipal de Assistência Social. Com o tema “Reconstrução do Sistema Único de Assistência Social (SUAS): O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, de forma democrática, governo e sociedade civil elegeram propostas que serão levadas às conferências estadual e federal e os delegados que vão representar o município (veja no fim do texto).

Segundo o vice-prefeito de Embu das Artes, Hugo Prado, Desenvolvimento Social – referindo-se à secretaria – significa o desenvolvimento do nosso povo. Hugo disse que o governo trabalha para diminuir as desigualdades sociais para que todos tenham as mesmas oportunidade. Ele agradeceu a equipe técnica presente e anunciou a abertura de concurso público para assistente social neste segundo semestre, além de falar sobre a importância do investimento em capacitação.

Samuel Brasil, secretário de Desenvolvimento Social, reforçou a importância da Conferência como espaço democrático de participação e parabenizou todos os trabalhadores do SUAS. Tarlei Umbelino, vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Rosana Alves, conselheira do CMAS e representante do segmento de entidades, e Fernanda Rosário, secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, também prestigiaram o cerimonial de abertura.

Na avaliação da Secretaria de Desenvolvimento Social, a 14ª Conferência de Assistência foi um salto qualitativo na história da política de assistência social, representando um importante marco na reconstrução do SUAS e na consolidação da Política de Assistência Social no município. As dez pré-conferências e a participação de todos os segmentos foram primordiais para a concretização dos trabalhos e conteúdo na conferência.

“A Conferência nos despertou para a necessidade de aprimoramento de novas estratégias de mobilização nos territórios para efetivar a participação dos usuários e dos representantes de entidades, ampliando assim os mecanismos de canais de participação social e divulgação das deliberações da conferência”, afirma Marisa Araujo, secretária executiva dos conselhos.

Conheça os delegados eleitos para a conferência estadual, conforme cada segmento:

Gestão do SUAS
Marisa Araujo Silva – titular