21/9: Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência

18/09/2014 - 0:00
21/9: Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência

O Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência é comemorado dia 21/9. O Governo de Embu das Artes celebra a data todos os dias, por meio dos programas implementados pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional e de Educação que atendem quase 700 pessoas todos os meses. Além disso,ações em conjunto vêm sendo articuladas entre outras Secretarias (Saúde, Cultura, Esportes e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) para garantir os direitos desta população e discutir a política de atenção a esse segmento.

Ao todo, são três locais de atendimento: Centro Educacional Armando Vidigal, Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência (CCPD), Projeto Conviver na UBS Independência e no Parque do Lago Francisco Rizzo e a Associação de Atendimento aos Autistas (Três  AAA), entidade parceira do governo municipal.

A Secretaria de Educação, através do Centro Educacional Armando Vidigal, atende 120 pessoas, entre 2 e 21 anos, priorizando a educação de crianças e jovens com mais de 15 tipos de deficiência. O Centro Educacional tem por objetivo preparar os alunos para o estabelecimento de ensino regular. Para tanto, possui uma infraestrutura voltada ao desenvolvimento do aluno e uma extensa equipe de profissionais, que inclui pedagogos, fonoaudiólogo, psicólogo, dentista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e assistente social.

Além do atendimento no Centro Educacional, há ainda as Salas de Apoio ao Estudante com Deficiência (SAED), na rede direta de educação do município. Nesse espaço, os estudantes com necessidades especiais contam com materiais adaptados, jogos, conteúdo em Braille, pranchas de comunicação e atendimento individual, atendidos no contra-turno escolar. Para atender a demanda, 120 estagiários de pedagogia foram contratados para trabalhar juntamente com os profissionais na rede regular. E tem mais:

• Transportes adaptado para 290 estudantes cadeirantes ou com mobilidade reduzida;

• Ampliação do número de salas de SAED de 17 salas para 27 salas ;

• Formação continuada para todos os professores do município no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB);

• Formação em serviço das políticas públicas de implementação à inclusão nas escolas municipais, por meio de diálogo com professores coordenadores pedagógicos (PCP) e Profissionais atuantes nas SAED’s.

Parceria e Convivência

O CCPD é um espaço de convivência, socialização e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários de pessoas com deficiência, desenvolvendo habilidades adaptativas e potencialidades necessárias para a inclusão social. Realiza atividades pedagógicas, artísticas e esportivas. Atende moradores (as) da cidade acima de 18 anos, de segunda a sexta- feira. Para ter acesso a esse serviço, a pessoa interessada se inscreve e passa por avaliação prévia.

O Três AAA, entidade parceira da Prefeitura, atende autistas de todas as faixas etárias, em dois períodos, com alfabetização, música, arte, teatro e educação física realizadas por professores, psicólogos e pedagogos.

O autismo é caracterizado pela dificuldade de socialização. Em geral, os primeiros sinais como isolamento, dificuldade para falar e repetição de movimento aparecem por volta dos dois anos de idade. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maiores são as possibilidades de estimulação. A doença não tem cura, mas o desenvolvimento dos pacientes pode ser estimulado, além do uso de medicação. Como o transtorno é pouco conhecido, muitas vezes a estimulação é tardia, o que prejudica o desenvolvimento do autista.

A data

O Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. A data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005.

Segundo resultados divulgados pelo IBGE, no Censo 2010, o País possui 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência, o que representa 23,91% da população. Mas, quando realizamos esse conjunto de iniciativas, estamos pensando numa sociedade mais justa e plural para todos os 190 milhões de brasileiros, porque quando as pessoas com deficiência estão incluídas, toda a sociedade ganha.

Confira o calendário das atividades desta semana nas instituições:

Armando Vidigal: 22/9, às 9h – atividade interna.

Três AAA: 23/9, às 9h – para as famílias e a comunidade.

CCPD: 26/9, às 9h – para as famílias e comunidade.