A Coruja Sou Eu é resultado de projeto social

26/08/2014 - 0:00
A Coruja Sou Eu é resultado de projeto social

Pintora, portadora de doença incurável, ex-moradora de rua, dois partos, um filho dependente químico, outro, assassinado, mãe de criação do sobrinho Gustavo… Essa é parte da história de Maria da Penha de Oliveira, que ela mesma contou na abertura da Exposição A Coruja Sou Eu, organizada pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, do Governo de Embu das Artes, em 22/8. Como outros expositores da mostra, ela é beneficiária da assistência social, sendo atendida pelo Centro de Recuperação e Assistência Social (Cras) Vista Alegre e pelo Fundo Social de Solidariedade.

“Sou muito bem atendida no Cras e no Fundo Social de Solidariedade, onde consegui o material e ganhei coragem para pintar ”, contou Maria da Penha, que teve como mestre Assis do Embu. Foi elogiada pela presidente do Fundo, Daniela de Almeida Brito, que vem acompanhando a sua evolução, desde quando ocupava o cargo de secretária de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, hoje sob responsabilidade de Roberta Santos. “Quando a Maria da Penha chegou à secretaria, perguntei o que sabia fazer e ela disse: nada. Depois falou que tinha pintado e não se lembrava mais. Estou ansiosa e emocionada por estar aqui”, declarou a presidente do Fundo.

“Este é um momento histórico e muito especial. Estamos falando de vida, resgate, autoestima, valorização de pessoas. Essa exposição joga uma luz, onde a sociedade, em geral, não enxerga”, declarou o prefeito Prefeito. Chamou a atenção para a participação de todos na solução dos problemas sociais. “Quando decidi construir o Hotel Social, fizeram até abaixo-assinado, fui muito criticado. Tem gente que não queria hotel lá, mas temos ajudado muitas pessoas em situação de rua que passam por ele, que resgataram autoestima, voltaram a trabalhar e para sua família”, declarou.

Política de inclusão

A vereadora Rosana do Artur elogiou o trabalho assistencial desenvolvido pelo governo da cidade, “diante da dificuldade de atender esse público, do qual a própria sociedade tem uma visão errada”. Segundo ela, todos reclamam porque não querem pessoas em situação de rua perto da sua casa, mas ninguém quer um Centro de Atendimento a elas no seu bairro.

Foi apresentado vídeo sobre as realizações e resultados obtidos na Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional neste governo pela secretária adjunta Roberta Santos, que declarou: “Estamos hoje abrindo ao público uma pequena parte do trabalho que é realizado nos diferentes projetos da nossa secretaria. Uma secretaria que tem por obrigação realizar política publica com qualidade para todas as pessoas, mas prioritariamente para as que mais precisam”.

Participaram da abertura da exposição: Hector Renato Dário, Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua  (Centro POP); Flaviana Elenita da Silva, mãe de Aline da Silva Santos, Centro de Referência da Juventude (CRJ); Clayton Carmo de Oliveira, Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência (CCPD); Alex Barbosa de Castro, Abrigo Institucional, além dos vereadores Júlio Campanha e Clidão do Táxi, entre outros. A vernissagem contou com apresentações do grupo Batuca Lata e do Coral da Terceira Idade.

A Exposição A Coruja Sou Eu pode ser visitada diariamente, das 8h30 às 18h, no Centro Cultural Mestre Assis do Embu (largo 21 de Abril, 29). Entrada gratuita. Até 30/8.