A música dos Guaranis Tekoa Pyau

25/04/2006 - 0:00
A música dos Guaranis Tekoa Pyau

Um grupo de 30 crianças e jovens índios vai encantar Embu das Artes com sua música e dança: eles são da aldeia Tekoa Pyau, onde moram os índios Guaranis Mbyá, que fica espremida em um espaço de apenas dois hectares em frente ao Parque Estadual do Jaraguá, ponto mais alto de São Paulo, na zona oeste da cidade.

Eles se apresentam no dia 27 de abrl, às 15h, no Memorial Sakai, e nos dias 29 e 30 de abril, às 15h, no Centro Cultural Embu das Artes. A entrada será 1 kg de alimento não-perecível (para comunidade indígena).

A comunidade indigena Guarani é a etnia que contatou José de Anchieta no tempo da chegada do europeu no continente americano. A indole pacífica e a amizade é uma das características marcantes deste povo que, embora tenha sido dominado, teve um sentimento de recuo e manteve-se afastado dos seus territórios que foram aos poucos sendo tomados e invadidos pelo branco colonizador.

Arraigados às suas tradições e cultura, herança dos antepassados, a comunidade indígena que vive em São Paulo, povoa quatro aldeias: Tenonde Porã, Krukutu ambas na região de Parelheiros e Jaragua´Ytu e Tekoa Pyau, no Jaraguá.

Este grupo que se apresenta em Embu das Artes compartilha dos cantos sagrados que são entoados diariamente na aldeia, na Casa de Reza, ao por do sol, onde saúdam Nhanderú (Deus), agradecem as brincadeiras que fizeram, os ensinamentos que tiveram e os alimentos que saborearam. Apesar do nome sério, a Casa de Reza é um convite para a alegria e a música.

A música para os guaranis é uma forma de preservar sua tradição. O grupo de Tekoa Pyau é formado por crianças da aldeia. As canções falam da vida, do sol, da natureza, de Nhanderú e dos sobreviventes da nação guarani nos dias atuais.

Conhecer a cultura indigena é conhecer um pouco do nosso passado que, embora nos envergonhe, hoje é motivo de orgulho e reconhecimento. Avaéte! Obrigado…

Centro Cultural Embu das Artes
Largo 21 de Abril, 29 – Centro