Acesso gratuito à internet no Centro de Referência da Juventude

24/09/2015 - 0:00
Acesso gratuito à internet no Centro de Referência da Juventude

Já está em funcionamento o mais novo ponto de acesso gratuito a internet da Prefeitura de Embu das Artes. A sala de informática do Acessa São Paulo, fica no Centro de Referência da Juventude (CRJ), e pode ser utilizada de segunda a sexta-feira, das 10 às 17h, por usuários de todas as faixas etárias.

A sala equipada com sete computadores e impressora, conta com acesso rápido à internet e permite que usuários realizem pesquisas, trabalhos escolares, currículo, cadastramento em vagas de emprego, acessem sites de notícias e redes sociais.

Segundo o monitor da Sala, Julio Valentim, cerca de 30 pessoas passam pelo espaço todos os dias: “As pessoas vêm fazer pesquisa de escola, buscar ajuda para montar currículo, está sendo uma experiência muito legal. São muitos jovens, cada um tem uma história, um acaba ajudando o outro, é bem bacana”.

Seja para o trabalho ou para o lazer, os frequentadores do CRJ aprovam o novo equipamento. Ouça o que os jovens têm a dizer:

Marjorie dos Santos Paixão, 15, utiliza a sala do Acessa do São Paulo para navegar nas redes sociais nos horários em que não está na aula de dança. Além de interagir com os amigos, ela ainda economiza o dinheiro que gastaria em uma lan house.

Pablo (Mooze) Henrique Lopez, 15, frequenta aulas de grafite e violão no CRJ e, além de navegar na internet, utiliza o espaço para imprimir desenhos que usa como molde durante as aulas.

Márcio Antonio de Camargo Junior, 15, tem acesso à internet em casa mas, por conta das aulas de teatro e canto, acessar a internet no CRJ acaba sendo mais prático e, segundo ele, a  conexão é mais rápida.

Para utilizar o espaço é necessário apresentar o RG, menores de 18 anos também precisam levar um termo de autorização assinado pelos pais ou responsável. Os usuários podem utilizar o espaço por até 1h ininterruptamente, após esse período é necessário solicitar um novo acesso e aguardar a vez.

O Acessa São Paulo é um programa de inclusão digital vinculado à Secretaria de Gestão Pública do Governo do Estado. Ao todo, são mais de 680 pontos de acesso, em 552 municípios de São Paulo. No site do programa também é possível usufruir de cursos gratuitos em parceria com Sebrae e Banco do Povo Paulista. Além de minucursos, de no máximo 15 minutos, sobre assuntos em destaque no cotidiano.

Inclusão digital em Embu das Artes

Além da sala do Acessa São Paulo, a Prefeitura de Embu das Artes oferece aulas e acesso gratuito à internet nos 9 Telecentros divididos entre o Centro e os Jardins do Colégio, da Luz, Vazame, Júlia, Mimás, Santo Eduardo, Casa Branca e Emílio Carlos. Os equipamentos estão vinculados à Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional.