Agentes de trânsito recebem identidade funcional; saiba mais sobre a atuação deles na cidade

24/07/2020 - 23:42

A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, entregou no dia 22/07 as identidades funcionais dos agentes de trânsito, para reforçar a identificação desse serviço essencial à cidade.

O agente de trânsito é o profissional que garante a segurança nas vias urbanas, fiscalizando o tráfego de veículos com a missão de evitar acidentes e engarrafamentos, orientando e promovendo a travessia segura de pedestres, averiguando a presença de veículos abandonados nas ruas e calçadas, participando de ações educativas para a conscientização da população e no âmbito escolar, entre outras atribuições.

Mas a tarefa desses profissionais vai além. Atuam também em socorro emergencial (como o auxílio a uma gestante que acabou dando a luz a um bebê dentro do carro em plena via pública), dão apoio ao resgate de animais silvestres, coordenam e acompanham acidentes de todos os tipos, inclusive em casos e transporte de produtos perigosos, além de ordenarem o fluxo em locais onde ocorrem obras públicas.

Um fato marcante dos agentes de trânsito de Embu das Artes aconteceu em 2009 com a queda da estrutura do Rodoanel sobre a Rodovia Régis Bittencourt, quando foram os primeiros a chegarem ao local, realizando um trabalho imediato de coordenação do trânsito.

Estiveram presentes no encontro o secretário de Mobilidade Urbana, Francisco Carlos (Kal), e o vereador Hugo Prado.