Alegria marca abertura do Mês da Mulher em Embu das Artes

09/03/2015 - 0:00
Alegria marca abertura do Mês da Mulher em Embu das Artes

O Dia Internacional da Mulher (8 de março) foi celebrado com muita alegria em Embu das Artes. O evento que deu início a programação que acontecerá ao longo do mês de março, foi realizado em conjunto entre o Fundo Social de Solidariedade e Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, com apoio das Secretarias de Cultura e Turismo.

Como em toda festa que se preze a comemoração contou com boa música, garantida pelas apresentações da Orquestra Jonicler Real, da Banda Municipal de Embu das Artes, do Coral da Terceira Idade e do grupo Batuca Lata. Além de oficinas em vários pontos da cidade, como a Pintura Solidária, patrocinada pela CCR Via Oeste, massagem, consultoria de beleza e a abertura da exposição “Olhar Feminino das Artes: Caminho, Veredas, Diversidade”, no Centro Cultural Mestre Assis do Embu.

Somente no Largo dos Jesuítas foram cerca de 200 telas pintadas a mão por homens e mulheres que, além de se divertirem, dedicaram alguns minutos do dia para homenagear aquelas que lutaram por melhores condições de vida, trabalho e igualdade entre os gêneros. Quem passou pelo centro também pode desfrutar dos descontos da “Promoção Ação Rosa”, onde feirantes e lojistas, devidamente sinalizados, ofereceram descontos aos visitantes.

A munícipe Maria do Carmo Pereira, moradora do Jardim Vazame, escolheu o Centro Histórico para comemorar o Dia Internacional da Mulher e declara: “Eu já tenho o costume de passear pela feira. Fui informada no Ginásio do Jardim Independência, onde faço ginástica, sobre as atividades de hoje e resolvi participar. A mensagem que eu deixo para as mulheres é que elas busquem atividades que preservem a saúde e a felicidade com tudo o que têm direito”.

Simone Harumi Fujie fez aniversário no dia 8 de março. Veio de São Paulo, ao lado de familiares, celebrar a data duplamente especial em Embu das Artes e se surpreendeu com a festividade: “Essa é a primeira vez que venho a cidade. Gosto de artesanato e por isso escolhi Embu das Artes. Não imaginava que estaria tão cheio, todos estão se divertindo”.

Enedina Xavier Chaves, de Taboão da Serra, pedalava ao lado do marido Heitor quando foi atraída pelo som da Orquestra. Ela aprovou o evento e deixa seu recado: “A mulher tem que continuar inovando e, cada vez mais, conquistar o seu espaço”.

A grafiteira Crica, moradora do Jardim São Marcos, também marcou presença no evento, e ao lado de outras grafiteiras, mostrou, ao vivo, que grafite também é coisa de mulher: “Existe uma visão masculinizada sobre o grafite e a nossa ideia é mostrar que as mulheres também estão presentes e precisam ser respeitadas”.

Ouça o depoimento de Daniela Santos de Almeida Brito, primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, sobre o evento.

Também prestigiaram a abertura do Mês da Mulher a vereadora Rosana Almeida, os secretários Cristina Santos (Comunicação), Valdir Barbosa (Turismo) e Alan Leão (Cultura), e a coordenadora do Centro de Referência da Mulher (CRM), Lúcia Gusson.

Mês da Mulher

A Campanha deste ano traz como tema o respeito e a igualdade à diversidade. Assunto que, segundo a secretária de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, Roberta Santos, é pertinente ao momento: “As mulheres não formam um grupo homogêneo. Cada uma reúne diversas identidades, diferentes culturas, etnias, orientações sexuais, idades, credos, cores e outras características. Quando as diferenças são transformadas em desigualdades, tornam-se necessárias políticas públicas específicas de promoção de igualdade de direitos e enfrentamento às desigualdades”.

Além das atividades do dia 8 de março, haverá bate-papo com o prefeito pelo Facebook (9/3), lançamento da campanha “Embu das Artes abraça a todas: respeito e igualdade à diversidade” (10/3) e diversas palestras.

Veja aqui a programação completa.