Alunos de escola estadual e prefeito de Embu tratam de políticas públicas

26/09/2005 - 0:00
Alunos de escola estadual e prefeito de Embu tratam de políticas públicas

Saúde, educação, infra-estrutura, transporte público e investimentos em esporte e lazer. Assuntos como estes, aparentemente sérios demais para crianças, pautaram o encontro do prefeito Prefeito com alunos de 5ª a 8ª séries da Escola Estadual Odete Maria de Freitas, no Jardim Santo Eduardo. Num saudável clima de bate-papo, o prefeito reuniu-se com estudantes e alguns educadores, que tiveram a iniciativa de convidá-lo para uma conversa sobre políticas públicas. Realizada na manhã desta segunda-feira, 26, a visita contou com a participação do vereador Professor Toninho, que no papel de professor da escola foi o portador do convite ao prefeito.

Demonstrando consciência cidadã pouco comum para crianças de faixa etária média de 11 anos, os estudantes fizeram perguntas abrangentes, claras e importantes. Os investimentos do município em Saúde Pública foram um dos assuntos perguntados. O prefeito explicou que em 2000 o governo municipal investiu R$ 13 milhões na área. Já em 2001, quando assumiu seu primeiro mandato, ela recebeu R$ 18 milhões do orçamento da cidade. No ano seguinte, foram investidos R$ 20 milhões e em 2004 o volume de recursos chegou a R$ 25 milhões. "Pela Constituição o município é obrigado a gastar 15% do seu orçamento na Saúde. Nós temos um orçamento este ano de R$ 125 milhões e nós estamos gastando R$ 32 milhões na Saúde. Ou seja, praticamente 1/3 do orçamento nós estamos gastando na Saúde e ainda assim existem problemas, como vocês já detectaram", salientou. Ele informou, ainda, que até o final do ano um novo Centro de Atenção à Saúde da Família estará em funcionamento no Jd. Dom José e que em 2006 um dos projetos já aprovados em par
ceria com o Ministério da Saúde é a construção de um centro de especialização no Jd. Vazame.

O prefeito de Embu das Artes incentivou os alunos a perguntarem, para que não ficassem dúvidas e o encontro fosse proveitoso para todos. Ao ressaltar as políticas públicas implementadas, Cruz falou a respeito dos projetos de saneamento como a canalização de córregos e tratamento do lixo. "Tomar remédios e ir ao médico não é Saúde. Cuidar da limpeza da cidade, tratar o lixo, investir na Educação são políticas públicas que refletem na melhoria da Saúde. Neste sentido, vocês podem educar seus pais", afirmou.

Moradores de Embu das Artes desde que nasceram, mas sendo ainda tão jovens, as crianças não conheceram a cidade de anos atrás, que não contava sequer com maternidade ou córregos canalizados. Com a experiência de morador antigo e residente na periferia do município desde os anos 70, Prefeito adiantou que "a cara de Embu pode mudar ainda mais nos próximos três anos, mas precisaremos dos recursos do Estado e do governo federal".

Ao final do encontro, Prefeito visitou a exposição sobre o Folclore de Embu, iniciativa da E.E. Odete Maria de Freitas que encantou o prefeito. Em maquetes, fotos e ilustrações, os alunos mostram o resultado de pesquisas a respeito das tradições culturais de Embu das Artes. Segundo o prefeito, um incentivo ao aprendizado e disseminação da cultura valorizada no município.