Árvores colorem e embelezam a cidade

21/09/2007 - 0:00
Árvores colorem e embelezam a cidade

O Programa de Arborização Urbana, da Secretaria do Meio Ambiente, está plantando centenas de árvores em diversos bairros de Embu. Além de substituir árvores inadequadas porque crescem muito e estouram calçadas, as novas árvores são nativas e refúgio natural de pássaros, proporcionam isolamento acústico e dão uma sensação térmica mais agradável, além de deixar a cidade mais colorida e bonita.

Em setembro foram plantadas e distribuídas à população centenas de mudas de plantas. Com o slogan Plante conosco um mundo melhor!, no Dia da Árvore (21/9), a Secretaria do Meio Ambiente distribuiu 3.000 mudas no Largo 21 de Abril e no Parque do Lago Francisco Rizzo. A Estrada São José, no Jardim São Marcos, recebeu 100 mudas de árvores nativas, como quaresmeiras, ipês (roxo, amarelo e rosa), jacarandá mimoso (flor roxa), aroeira branca (indicada para arborização urbana porque produz caixinhos de frutas que atraem pássaros). Na Estrada Quinta do Morro, no Jardim Santo Antonio, a prefeitura em parceria com a escola estadual Jacques Klein plantou 116 mudas das mesmas espécies.

No Jardim Independência, às margens do córrego da avenida Tomaz Antonio Gonzaga foram transplantadas 32 árvores, do gênero ficus, recomendado para a região, e plantadas 20 espécies nativas brasileiras, entre elas ipês, quaresmeiras e jacarandás mimosos.

A rua Brasil, no Jd. Valo verde, recebeu 52 árvores. São aroeiras, araçás, quaresmeiras, ipês variados e outras. Todas as mudas possuem termo de compromisso ambiental e passam por tratamento no Viveiro Municipal, antes do plantio.

Ao observar a presença de muitas crianças e a falta de árvores no conjunto CDHU Embu K, a prefeitura estendeu o plantio ao condomínio. Foram plantadas 14 mudas frutíferas, dentre elas pitangueiras, acerolas e goiabeiras. Em retribuição, os moradores se comprometeram a cuidar das árvores.

Confira a programação do Dia da Árvore
Dia 22 de setembro (sábado)
Local: Fonte dos Jesuítas
Estr. Prof. Cândido Mota Filho, 286
Embu das Artes – SP – (11) 4781-6837
(próximo à Praça do Centro)

Confira a programação e participe !

Inauguração do viveiro
Apresentação Cultural – 10h
Solenidade de Inauguração – 10h45
Semeadura – 11h15 – n0 de vagas: 20
Intervalo  das 12h às 14h
Apresentação Cultural – 14h – Sarau Microfone Aberto
Apresentação Cultural – 16h
Plantio – 16h45 – n0 de vagas: 20
Encerramento – 17h15

Trenzinho – 10h,12h,14h e 16h

Trilha na mata
grupos de 15 pessoas
Manhã: 10h, 10h30, 11h e 11h30,
Tarde:   14h, 14h30, 15h, 15h30, 16h e 16h30

Atividades de educação ambiental
manhã: das 10h às 12h
tarde: das 14h às 16h

Plante conosco um mundo melhor!