Ato em Embu das Artes consolida campus avançado de graduação da Unifesp

29/10/2010 - 0:00
Ato em Embu das Artes consolida campus avançado de graduação da Unifesp

A região sul e sudoeste de São Paulo deu mais um importante passo no processo de construção do campus avançado de graduação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) nesta sexta-feira, 29/10.

O ministro da Educação Fernando Haddad e o reitor da Unifesp Walter Manna Albertoni assinaram junto com o prefeito Prefeito, de Embu das Artes, o Protocolo de Intenções para cessão da área municipal à Unifesp e construção do campus de graduação. Trata-se de um terreno de 10 mil metros quadrados, parte da área de 1,6 milhão de metros quadrados na qual está sendo implantado o Parque da Várzea do Rio Embu-Mirim, fruto da compensação ambiental devida ao município pela obra do Rodoanel.

De acordo com Haddad, a união de 30 municípios da região e o consenso do Conselho de Reitores da Unifesp em expandi-la regionalmente foram os dois fatores decisivos para consolidar a implantação da universidade federal na região de Embu, município localizado estrategicamente entre a zona sul paulistana e a parte sudoeste do Estado.

Um público superior a 500 pessoas, dezenas de autoridades e lideranças regionais acompanharam a solenidade, realizada na área do futuro parque, no Embu. Estavam presentes a prefeita de Juquitiba Cida Mascchio, os prefeitos Evilásio Farias (Taboão da Serra), Jorge Costa (Itapecerica da Serra), Clodoaldo da Silva (Embu-Guaçu), Capitão Lener Ribeiro (São Lourenço da Serra) e o vice-prefeito de Embu Nataniel da Silva Carvalho (Natinha). Participaram ainda os deputados federais Jilmar Tatto e José Mentor, o deputado estadual eleito Prefeito e o reeleito Ênio Tatto, além de secretários municipais, vereadores, empresários, lideranças comunitárias e moradores.

Dizendo ser um "apaixonado pelo anel universitário", do qual Embu e região farão parte junto com os campi já abertos em Santos, Guarulhos e Santo André, além de Osasco e Mauá (recentemente divulgado), o ministro Haddad concedeu a seguinte entrevista.

Ouça a entrevista com o ministro da Educação Fernando Haddad

Ouça também as declarações do reitor da Unifesp Walter Albertoni e do prefeito de Embu das Artes, Prefeito.

Ouça o discurso do Prefeito Prefeito

Ouça o discurso do reitor da Unifesp Walter Albertoni