Audiência Pública debate Plano de Saneamento

22/06/2011 - 0:00
Audiência Pública debate Plano de Saneamento

O Plano de Saneamento Municipal foi apresentado e debatido na Câmara de Vereadores no último dia 16/6 em audiência pública. O ato aberto pelo presidente do Legislativo, Silvino Bomfim, contou com a participação do prefeito Prefeito, de vereadores, secretários municipais, representantes da Sabesp e moradores.

Elaborado por técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano em conjunto com a Sabesp, o plano prevê que Embu das Artes tenha 100% do esgoto coletado e tratado até 2018, um dos pontos destacados pelo prefeito. “Investir em saneamento básico é investir em saúde, mas as pessoas ainda não têm consciência da importância de ter rede de drenagem e esgoto tratado”, afirmou.

Além de debater o plano, a audiência tratou da renovação do contrato com a concessionária dos serviços de água e esgoto por mais 30 anos, e da formalização de um convênio com o governo do Estado para compartilhar os serviços de saneamento. A Câmara Municipal votará nesta quarta-feira (22/6) os dois projetos de lei sobre os assuntos.

Pelo contrato, Embu receberá investimentos da ordem de R$ 150 milhões até 2018, num total de R$ 310 milhões ao longo do período de vigência, sendo R$ 189 milhões investidos em obras de esgoto e R$ 121 milhões em água. O contrato inclui ainda uma contrapartida de R$ 20 milhões da Sabesp, repassados em quatro parcelas até julho de 2012. De acordo com o prefeito, R$ 16,5 milhões serão destinados a obras de tapa buracos, drenagem, saneamento e recapeamento, priorizando as principais ruas da cidade, e R$ 2,5 milhões ao pagamento da dívida da prefeitura com a Sabesp.

O prefeito elogiou a “postura republicana” dos vereadores, que têm atuado em benefício da população independentemente de posições partidárias. Já o presidente da Câmara avaliou o caráter da audiência pública. Para Silvino Bomfim, trata-se de “um debate de alto nível, da forma mais autêntica”.

A audiência contou com bom público. No plenário, acompanharam as discussões a vereadora Na e os vereadores Didi, Arthur da Ressaca, Pastor Edgardo, Luiz do Depósito, Gilvan da Saúde, José Carlos Proença e Júlio Campanha.

Falta de água e esgoto

Moradores presentes à audiência reclamaram de problemas, como falta de redes de água e esgoto, vazamentos pelas ruas e falhas no abastecimento de água, especialmente nas regiões mais altas da cidade, como no Jardim Santo Eduardo. Representando a Sabesp, Roberval Tavares de Souza, superintendente da Unidade de Negócios Sul, e o gerente regional Meunim Oliveira Junior responderam a todas as perguntas.

Segundo eles, o novo contrato assegura a ampliação das redes de água e esgoto e a modernização dos equipamentos, o que refletirá na melhoria dos serviços. Novas bombas, os chamados “boosters” serão instalados para levar a água na pressão adequada aos bairros mais altos.

A população também pode ajudar, por exemplo, ligando corretamente a tubulação de suas casas às redes de água e esgoto existentes. Água de chuva jamais pode ser despejada na rede de esgoto, entupida, na maioria da vezes, por mau uso.