Café com empreendedor revela interesse por parcerias

15/09/2006 - 0:00
Café com empreendedor revela interesse por parcerias

Embu ingressou no caminho do empreendedorismo e segue nele a passos largos, projetando-se nacionalmente. Prova é o sucesso do 2º Café da Manhã do Empreendedor oferecido pela Prefeitura por meio da Incubadora de Cooperativas ligada à Secretaria de Cidadania e Assistência Social. Cerca de 150 pessoas, entre empresários, parceiros, trabalhadores e autoridades locais participaram do evento realizado no Centro Cultural Embu das Artes na quarta-feira (13/9) com o intuito de fortalecer o empreendedorismo e atrair novos parceiros.

A presença de novos empreendedores no evento revela ainda que as pessoas buscam unir suas forças para crescerem juntas. "A mesa do café cresceu em relação ao ano passado. Isto é resultado das novas parcerias e cooperativas que estão sendo formadas, o que é muito importante, mas exige responsabilidade e atenção", disse Mauro Quereza, gerente do Sebrae-SP do Escritório Regional Osasco. Segundo ele, é preciso fortalecer os projetos com qualidade, aprimorar a execução, os produtos, mensurar os resultados e ter clareza de que sozinho não se faz nada.

Reafirmando a importância da união, o prefeito Prefeito lembrou que seu governo, desde que assumiu em 2001, tem como lema a concepção de que "ninguém faz nada sozinho". Esta idéia norteia as ações da administração municipal que vêm transformando o município. A exemplo da Incubadora de Cooperativas, ele ressaltou ver como pano de fundo nesses projetos "o crescimento da visão política das pessoas a respeito do papel do Estado: de ser coadjuvante nos projetos da sociedade. Estamos mostrando a realidade e não tem problema mostrarmos as dificuldades. Até porque nós estamos aqui para tentar encará-las, resolvê-las e buscar saídas", observou.

Foi anunciado o ingresso de três novos grupos na Incubadora: Associação de Atenção à Saúde Mental de Embu e Região (AASMER), Associação Beneficente Ação Social com Treinamento e Integração Comunitária (ABASTIC) e a Cooperativa de Serviços Turísticos e Similares (COOPERTURIS).

Participaram do café representantes de cooperativas e de dezenas de empresas da região, entre elas Cantinho Mineiro, Pedreira Embu S/A, Banco do Brasil, Faculdade Alvorada, Faculdade Taboão da Serra (FTS), Blum do Brasil e Morada do Sol. Prestigiaram o evento Roberto Terassi, vice-prefeito de Embu; Antonio Carlos Morozetti, presidente da Associação Comercial (Acise); Leandro Dolenc, presidente da Sociedade Ecológica (Seae); Maria das Graças de Souza, presidenta da Câmara Municipal e o vereador Manoel Raymundo; Robson Paniago (FTS); os secretários municipais de Embu Selma Fernandes (Cidadania), Adaucto Durigan (Administração), Renato Gonda (Turismo), Walter Rocha (Planejamento), Fernando Camargo (Finanças) e Marco Aurélio do Carmo (Negócios Jurídicos); e Dirceu Silva, comandante da Guarda Civil Municipal.

Projetos chamam atenção de cariocas

Prefeito Prefeito (quarto, a partir da esquerda) durante palestra para secretários municipais do RJ

Como surgiu a Incubadora de Cooperativas de Embu e foram implementadas outras iniciativas de sucesso como a campanha Tô Legal, a Lei Seca e o Programa de Coleta Seletiva. Estes assuntos foram tratados pelo prefeito Prefeito em sua palestra para secretários municipais de 11 cidades do Rio de Janeiro a respeito de "Estratégias para o desenvolvimento local/regional", realizada dia 4/9 em Volta Redonda. A atividade é parte do curso Gestão Pública e Estratégias para o Desenvolvimento do Município, uma das ações do Lidera Rio – Programa de Desenvolvimento de Líderes Públicos. Criado pela Sebrae-RJ, o curso em parceria com a Caixa Econômica Federal visa a capacitar líderes públicos comprometidos com o desenvolvimento sustentável. Prefeito foi convidado como vencedor nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2005.

Segundo o prefeito de Embu, o alto índice de desemprego na cidade em 2001, quando assumiu o governo, o levou a reunir os guardadores de carros para ajudá-los a se organizar em cooperativa. Nasceria a primeira cooperativa da Incubadora que atualmente gera trabalho e renda para cerca de 500 famílias do município.

A partir de então, diversas iniciativas vêm sendo adotadas pelo governo municipal para desenvolver Embu das Artes de modo organizado e com mais justiça social. Com o Tô Legal em Embu 94% dos pequenos comércios cadastrados estão regularizados. Os catadores de resíduos secos foram organizados em associação, vendem sua coleta no Ponto de Entrega de Catadores (PEC) criado pela prefeitura ou diretamente para ferros-velhos parceiros. O sucesso da Lei Seca também é resultado do diálogo mantido por Prefeito com todos os setores sociais do município. Sensibilizados pelo prefeito, os donos de botecos entenderam que deveriam fechar às 23 horas seus estabelecimentos. Assim, eles contribuíram com a redução da violência em Embu.