Caminhada pela Água: “Agora é atitude. Não se pode esperar mais”

03/04/2008 - 0:00
Caminhada pela Água: "Agora é atitude. Não se pode esperar mais"

No sábado, (dia 29) as ruas centrais da cidade foram tomadas por crianças, pais, educadores, grupos da terceira idade e ambientalistas na caminhada em prol das águas de Embu e do planeta, organizada pela Secretaria de Meio Ambiente.

Sob o tema: “Agora é atitude. Não se pode esperar mais!” a Prefeitura com o patrocínio de empresas locais e a participação de alunos das escolas públicas do município promoveram ao longo deste mês atividades relacionadas à preservação das águas e lançou a caminhada como um marco referencial deste trabalho. Tudo feito para lembrar o Dia Mundial da água, 22 de março, e provocar atitudes frente ao grave problema ambiental que vivemos com a poluição e a falta de água.

A concentração na Praça da Lagoa já iniciou animada com a participação do público demostrando bastante entusiasmo. Com gritos de “arra urru água limpa para o Embu!” E embalados pela fanfarra da E.M Eduardo Vaz, educadores, voluntários, e o secretário de Meio Ambiente João Ramos chamaram atenção para o ato de unir forças para cuidar das questões ambientais com todos que possuírem objetivos benéficos e se sensibilizarem com este problema.

Para João Ramos, as crianças que participaram do evento não esquecerão jamais o que presenciaram. “ A caminhada foi para refletir a respeito da situação das águas da cidade. Fazer o papel da água conforme o ditado diz: ‘água mole em pedra dura, tanto bate até que fura’. Estamos no momento de construir um legado às gerações futuras”.

Esteve presente no evento membros da Secretaria da Educação e da Saúde que participam ativamente da educação ambiental nas escolas e a voluntária pesquisadora da Faculdade de Educação da USP, Isabel Franco, coordenadora do Projeto Agenda 21 Escolar que visa à gestão ambiental compartilhada, com eixo na educação ambiental centrada na proteção aos mananciais de Embu e região.

O grupo da terceira idade de Embu marcou presença vestindo roupas customizadas com sucatas. Garrafas pets e feixe de latinhas compunham o visual.

A primeira parada foi para o plantio de duas árvores na região do Cercado Grande, a segunda foi na Fonte dos Jesuítas, onde os alunos da E.M Mauro Ferreira apresentaram a Dança do Cafezal. A terceira parada foi em frente a Prefeitura, com apresentação do Quinteto de Metais, e o encerramento em frente ao Parque Francisco Rizzo.

Durante o trajeto, um abaixo-assinado circulou colhendo adesões para que a Sabesp se comprometa a tratar 100% do esgoto de Embu até 2010. Com centenas de assinaturas, o documento foi entregue ao Gerente Regional da Sabesp, Levi Bacarin.

Tags: