Campanha do Agasalho beneficia mais de 17 mil pessoas no município

20/05/2014 - 0:00
Campanha do Agasalho beneficia mais de 17 mil pessoas no município

O Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional iniciaram,  dia 19/5, a entrega das roupas e sapatos arrecadados na Campanha do Agasalho 2014 e cobertores adquiridos pela Prefeitura de Embu das Artes. Aproximadamente 102 mil peças serão distribuídas para mais de 17 mil pessoas em todo o município. As entregas continuam até dia 23/6 (veja quadro abaixo).

Os primeiros beneficiados pela campanha foram as  famílias da comunidade do Zé Mineiro, no Jd. Pinheirinho e no Jd. das Olivieras. A presidente do Fundo Social, Daniela Santos de Almeida Brito, a secretária interina da Assistência, Roberta Santos,  e o vereador João Leite estiveram nos locais para iniciar as entregas.

“Para que o nosso trabalho chegue até vocês, muitas vezes contamos com o trabalho de alguns voluntários. Além disso, temos também o pessoal do Cras, que faz o primeiro atendimento e aponta as necessidades de cada região”, falou a presidente do Fundo Social.

Segundo a secretária Roberta, aquela é uma comunidade afastada, mas muito unida. “Essa região merece um esforço em conjunto do governo municipal e das lideranças. Procuramos sempre estar junto com a comunidade não apenas na entrega das roupas, mas durante o ano todo”.

Carla Ascenção Ramos é advogada e voluntária na comunidade do Zé Mineiro. “Comecei com aulas de alfabetização. Outras demandas foram aparecendo e hoje  trabalhamos em parceria com a Prefeitura”.

“Essa ajuda é muito bem-vinda. Aqui a maioria das pessoas é carente e não pode comprar tudo em casa”, disse Andréia Domingues da Silva, 40, moradora da comunidade Zé Mineiro e mãe de três filhos e que  também é atendida pelo Programa Bolsa Família e pelo Banco de Alimentos de Embu das Artes.

Fabiana Constantino, 35, mora no Zé Mineiro e tem seis filhos. Fabiana está na Frente de Trabalho e acredita que “muitas pessoas são beneficiadas. Esse é um bom complemento.”

A campanha

A Campanha do Agasalho de Embu das Artes já beneficiou quase 78 mil pessoas de 2009 até hoje com aproximadamente 800 mil peças de roupas e pares de sapatos. A iniciativa tem o apoio de mais de 100 parceiros entre empresas e comércios da cidade. E no dia 27/6, haverá o Desfile Social Quatro Estações, realizado com roupas doadas pela Campanha e organizado pelo Fundo de Solidariedade de Embu das Artes através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional.

Acompanhe aqui as outras entregas