Campanha visa nova atitude frente ao lixo

24/10/2005 - 0:00
Campanha visa nova atitude frente ao lixo

"Renove, Separe, Recicle". É com este tema que a prefeitura de Embu das Artes através da Secretaria de Meio Ambiente está ampliando o Programa de Coleta Seletiva da cidade. Novos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de lixo seco estão distribuídos por diversos bairros. Escolas municipais, estaduais, empresas e outros parceiros têm pontos para coleta. Além da região central, as Sociedades Amigos de Bairros (SABs) como Emílio Carlos, Lourdes, Nova República, Santa Tereza, São Marcos e Vista Alegre já possuem PEVs. A coleta seletiva tem um novo itinerário e abrange mais localidades. De segunda-feira a sábado, caminhões-baús passam por cerca de 60 bairros, coletando os resíduos secos separados pelos moradores.

Com caráter educativo, a campanha explica quais os materiais que podem ser reciclados, dentre eles papel, plástico, isopor, pilha e bateria. Ela chama atenção, ainda, para os cuidados com o meio ambiente, alerta a população para a necessidade de se preservar a natureza, evitando poluir áreas e cursos d’água. Participa da iniciativa a Cooperativa de Reciclagem de Matéria-prima de Embu (Coopermape), que terá Pontos de Entrega de Catadores (PECs) em diversos bairros. A inauguração do primeiro PEC acontece no próximo dia 26, no Parque do Lago Francisco Rizzo. O projeto é patrocinado por empresas privadas, que viabilizam a compra de carrinhos com capacidade para 300 quilos de lixo seco e adaptados para facilitar o transporte dos materiais recicláveis. O objetivo do governo municipal é mudar a atitude das pessoas para que juntos, sociedade e governo, atuem em prol de uma cidade melhor.

Moradores e visitantes de Embu das Artes em breve estarão envolvidos pela campanha que abrange a divulgação de informações em folhetos, cartazes, painéis de rua (outdoors) e cartilhas. A campanha conta ainda com um filme de curta metragem intitulado "E Eu com Isso?". Produzido inteiramente no Embu, o vídeo tem linguagem simples e didática para ser exibido principalmente em escolas, plenárias e reuniões com as comunidades.

Disseminar a cultura da preservação do meio ambiente para que todos vivam melhor é uma das prioridades da administração de Embu. "Cuidar da natureza e, portanto, do planeta Terra, é dever de todos. Por isso, renove sua atitude, separe seu lixo e recicle os materiais", ressalta João Ramos, secretário de Meio Ambiente. Em parceria, as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Saúde estão engajando os agentes de saúde no Programa de Coleta Seletiva. A Divisão de Educação Ambiental já capacitou 45 agentes nos seis Centros de Atenção à Saúde da Família (CASFs) a respeito dos temas lixo, reciclagem e educação ambiental. Os assuntos são tratados pelos agentes durante as visitas feitas aos moradores, o que os torna multiplicadores da campanha.

Tags: