Caravana pela cidade: Prefeito mostra para os conselheiros do Orçamento Participativo e imprensa da região o crescimento da cidade

11/08/2011 - 0:00

No sábado, 6/8, a Secretaria de Participação Cidadã junto com os representantes e conselheiros do Orçamento Participativo realizaram uma caravana pelas obras recentemente inauguradas e outras em andamento.

Após inaugurar o Espaço dos Conselhos em junho de 2011, local destinado a reuniões com instalações adequadas como sala de reuniões, auditório e microcomputadores, Prefeito, prefeito da cidade de Embu das Artes, acompanhou os conselheiros mostrando que o município vem se desenvolvendo cada vez mais.  A caravana passou pela Rodoviária, primeira na cidade. De lá, sairão ônibus municipais e interestaduais. Seis empresas já apresentaram interesse na concessão para administrá-lá.

Durante o trajeto, Edson Bezerra, secretário de Participação Cidadã, mostrou aos participantes e a imprensa da região, que também acompanhou a caravana, a Avenida Elias Yasbek, a Cândido Mota Filho, que ganharam novo recapeamento e calçadas padronizadas. A Avenida São Paulo, além de ganhar novo asfalto também abriga a primeira etapa do Parque Linear da cidade.

A caravana parou na Unidade Básica de Saúde do Jardim Santa Luzia, Tomé e Silvia. Na fase final de construção, o posto de saúde terá oito consultórios, duas salas de odontologia, nove salas para procedimentos como inalação, curativo, entrada para ambulâncias e atenderá 16 mil pessoas da região.

Seguindo pelas obras, a próxima parada foi na Praça da Lagoa, que abrigará 24 quiosques, empório e funcionará os sete dias da semana. Decks de madeira, mesas com guarda-sol e palco para shows fazem parte do projeto. “Os comerciantes da cidade transformarão isso aqui numa mina de ouro”, completou o prefeito da cidade. O local ainda terá playground e paisagismo. Em seguida, pararam no SAMU. Inaugurado recentemente, atenderá cidades vizinhas como Embu-Guaçu, Itapecerica, São Lourenço e Juquitiba. São doze ambulâncias, sendo duas de UTI. Com equipamentos de última geração, é possível fazer minicirurgias enquanto o paciente é encaminhado aos hospitais próximos.

Antes da parada para o almoço, o prefeito seguiu com a caravana pelo Parque da Várzea do Rio Embu-Mirim. O projeto tem quatro etapas. A primeira com Chácara do Idoso, Centro Cultural para 600 pessoas, quiosques e restaurante tem previsão de entrega para fevereiro de 2012. O local também abrigará o primeiro campus da Universidade Federal

No bairro do Jardim São Marcos, a prefeitura começa a construir a Praça da Juventude, com centro olímpico, pista de cooper e caminhada. No jardim Santa Tereza, a Escola Municipal Primavera foi reconstruída. Com 14 salas, refeitório e biblioteca, as crianças poderão estudar com mais tranqüilidade. Ainda no bairro, tem a quadra do Jardim Estela. Com novos vestiários e iluminação a população da cidade ganha mais equipamentos de lazer.

A prefeitura realiza obras nas vinte regiões da cidade. Desde 2009 já foram mais de 140. O bairro do Jardim Casa Branca acaba de ganhar o Terminal Casa Branca que em horários de pico atende cerca de 20 mil pessoas. Ainda no bairro, estão sendo construídas 140 casas pelo Programa Habitacional na Viela do Gordo.

A caravana seguiu para o Ginásio do Independência que terá piso com amortecedor, iluminação e a quadra com tamanho oficial para receber jogos de competições importantes. Esta obra tem previsão de entrega para dezembro deste ano.

No Jardim Santo Eduardo, o prefeito apresentou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que terá atendimento adulto e infantil e odontologia 24 horas. São dois prédios com 2.068 m² de área construída. As crianças serão atendidas separadas dos adultos. O investimento total é de R$ 3,9 milhões, sendo R$ 1,3 milhão da prefeitura e R$ 2,6 milhões do Governo Federal. Enquanto isso, também acontece a reforma o Pronto-Socorro Central. No bairro, está sendo erguida uma creche para atender 240 crianças e o Centro Cultural, com dez salas para oficinas e teatro de arena com palco móvel.

A última parada foi na Escola Municipal Delphina de Moraes. Inaugurada em 23/7, a escola tem laboratório de ciências, salas multiuso, bibliotecas e ateliê de artes. “É importante ver de perto as transformações que a cidade vive”, disse Paulo Sérgio Magalhães, 37 anos, morador do Jardim da Luz há oito anos.

Cerca de 60 pessoas entre representantes, conselheiros, moradores da cidade junto com a secretária de Educação, Rosemary de Matos e o secretário adjunto de Obras, Vitor Mazetti, além dos jornalistas do Folha de Embu, Cotia Noticias, Hora Exata, Na Net, Tribuna Regional e Jornal Retrato acompanharam a caravana.