CASF Jd. Dom José/ da Luz: saúde mais próxima da população

12/06/2007 - 0:00
CASF Jd. Dom José/ da Luz: saúde mais próxima da população

“Nossa Senhora, é a melhor coisa que o prefeito poderia fazer para a gente”, exclamou com felicidade dona Maria da Luz Pereira Gomes, 58 anos, 30 dos quais moradora do Jardim Dom José, quatro filhos. A alegria de dona Maria refletia a satisfação de muitos moradores da região com o mais novo e amplo Centro de Atenção à Saúde da Família da cidade. No prédio com mais de 500 m² são oferecidos serviços de vacinação, consultas, exames de Papanicolaou (relacionado ao câncer de útero), tratamento dentário e outros.

Inaugurado na quinta-feira, dia 7, o CASF Jd. Dom José/da Luz reforça as políticas de inclusão social e saúde públicas, com foco em orientar a população para promover a saúde. A nova unidade reúne 22 funcionários, entre eles médico, dentista, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de Saúde que farão visitas domiciliares periódicas.

“Há quanto tempo não tínhamos uma unidade de saúde nessa região? Não vamos resolver o problema, mas é um passo fundamental” destacou o prefeito Prefeito. A opinião é reafirmada pelo vice-prefeito Roberto Terassi: “o que estamos entregando hoje é uma pequena parte do que desejamos, mas o CASF como centro preventivo é um grande passo”.

Sexto da rede de CASFs da cidade, o centro Dom José/Jd. da Luz absorverá o atendimento em saúde básica de 8 mil pessoas, reduzindo a demanda da UBS do Jardim Santo Eduardo, inserida numa região com demanda em torno de 40 mil pessoas. Para entregá-lo à população foram necessários recursos do Ministério da Saúde e da Prefeitura de Embu, sem a participação do governo estadual. “O Dose Certa representa 1% da cesta de Saúde do município”, lamentou o prefeito.

Demonstrando apoio às iniciativas da administração municipal, participaram da solenidade lideranças políticas e comunitárias de Embu e região – como o presidente do Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (Cejam) de Osasco, Dr. Fernando Proença – entidade colaboradora do Programa de Saúde da Família. Além do secretariado, estiveram presentes diversos vereadores.

Como médico que conhece a região e suas carências desde 1986, o pediatra Jorge Harada, secretário de Saúde, explicou que a localidade foi selecionada para a instalação do CASF pelo “aspecto de recuperação da saúde, da eqüidade (tratar as pessoas de acordo com suas necessidades)”.

Ele frisou ainda a integração dos profissionais de saúde, do governo e poder público municipal como fundamentais para os avanços conquistados. A vereadora Maria das Graças, representando a Câmara, pediu: “é muito importante que a comunidade abrace essa unidade como nossa”, cuidando do patrimônio coletivo.

Em meio ao público, a senhora Sirley de Oliveira Silva, 29 anos, e seus filhos acompanhavam com interesse a cerimônia aberta por uma bela apresentação da Banda Municipal de Embu.  Para ela, o CASF ”é muito bom, mais perto, porque tenho três filhos pequenos”, comentou, revelando a dificuldade de levá-los a um centro de saúde distante. Felizmente, distância não será mais obstáculo à saúde da família de dona Suely e de milhares de outros cidadãos de Embu.

Tags: