Centrais de Cadastro Único são inauguradas em seis bairros da cidade

12/12/2014 - 0:00
Centrais de Cadastro Único são inauguradas em seis bairros da cidade
Acessibilidade

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, inaugurou dia 12/12, seis centrais de CadÚnico. A cidade também é a primeira no Brasil a implementar o cartão do Sistema Único de Assistência Social Municipal (Suas), para melhor atender as famílias assistidas por projetos e programas sociais em Embu das Artes, e a implantar o Observatório de Políticas Sociais, primeiro da Grande São Paulo. A inauguração oficial aconteceu na unidade do Jd. Casa Branca.

“Esse cadastro, além de fazer com que tenhamos o perfil das famílias de Embu das Artes, será um importante instrumento para a implantação de políticas públicas adequadas a cada território”, disse a diretora de Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social, Alice Soares Lima.

Ela  fez uma conversa com os munícipes presentes, explicando a importância de se fazer o cadastro e suas atualizações sempre que necessário: “A criança muda de escola e a mãe não nos avisa. Como a escola não tem mais a folha de freqüência daquela criança, para o sistema, ela está fora da sala de aula e, automaticamente, a família tem o benefício do Bolsa Família bloqueado, por exemplo”.

A coordenadora da Central de CadÚnico no Casa Branca, Cileni Gaspar, mostrou muito entusiasmo com a nova unidade: “Estávamos num espaço muito pequeno, nem atendimento conseguíamos fazer direito. Agora vamos acolher mais e melhor, inclusive sem fila de espera. Nosso trabalho vai melhorar muito”.

A coordenadora geral das seis centrais, Viviane Araújo da Silveira, disse que a cidade já conta com mais de 21 mil cadastrados: “Com o aumento do espaço, esperamos que nosso trabalho também cresça, pois temos mais atendentes. A previsão é de que mais de 50 pessoas sejam atendidas todos os dias em cada uma das unidades, totalizando mais de 300 atendimentos”.

População satisfeita

Andréa Ferreira, 42, tem sete filhos e mora há 35 no bairro. Estava feliz com o atendimento que recebeu logo no  primeiro dia: “Já havia feito meu cadastro antes, mas sempre que me convocam, eu venho. Acho importante participar. Nunca deixo nada pra trás”.

“Toda vez que tenho dúvida, procuro o pessoal aqui. Sou sempre bem recebida, o atendimento é ótimo e acho que vai melhorar ainda mais com esse espaço novo”, disse a pedreira Selma Nascimento, 50, moradora há 37 da cidade.

Cras

As centrais foram criadas para descentralizar o trabalho que antes era feito pelos Cras, além de facilitar e agilizar o atendimento. Os Cras continuam o trabalho dentro do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que visa fortalecer a função de proteção das famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

Cartão Suas

Embu das Artes é a primeira cidade do Brasil a criar o cartão do Sistema Único de Assistência Social Municipal (Suas). “Após fazer o CadÚnico, a pessoa faz o cadastro do cartão Suas para ser atendido em todos os programas da Assistência. É muito mais simples, pois a pessoa não vai mais precisar entregar seus documentos toda vez que for ao Cras, basta apresentar o cartão e teremos acesso a todos os dados na hora”, disse a secretária interina de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, Roberta Santos.

O cartão Suas também será utilizado pra realizar inscrições no Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família, Projovem Adolescente, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Brasil Carinhoso, para isenção de taxa nos concursos federais, adesão à aposentaria para quem tem baixa renda, para o telefone popular, para adquirir a carteira de idoso, para isenção na tarifa de energia elétrica e passe livre para portadores de necessidades especiais. “A família consegue fazer a inscrição para os dois cadastros, tanto do CadÚnico quanto do cartão Suas no mesmo dia. Para isso, a pessoa deve ir a Central de CadÚnico mais próxima com RG, comprovante de residência e de renda ou holerite. O cartão será utilizado em todos os equipamentos da Secretaria”.

Vigilância sócio-assistencial

Nossa cidade também está inovando ao implantar o Observatório de Políticas Sociais. É a primeira da grande São Paulo a ter um local responsável pelo eixo da Vigilância Socioassistencial, trazendo informações que subsidiam a gestão da política de assistência social no âmbito municipal. A principio, contará com duas Assistentes Sociais e será implantado junto à Central de Cadastro Único do Centro. O Observatório auxiliará na tomada de decisões das Coordenações de Proteção Social Especial, Proteção Social Básica e do Gabinete, além de garantir uma gestão transparente, com a publicação das informações.

O Cadúnico

O Cadastro Único é uma ferramenta utilizada pelos municípios brasileiros para identificar e selecionar famílias de baixa renda. Ela é a porta de entrada para a inclusão dessas famílias em ações e programas sociais, que visam o seu fortalecimento social e econômico, além de auxiliar os gestores na identificação das fragilidades de seus municípios.

O cadastramento da família pode ser realizado durante todo o ano e deve estar ligado a um responsável familiar. Para se cadastrar, o responsável deverá comparecer a uma das centrais portando RG, CPF, título de eleitor, carteira profissional e comprovante de endereço. Para os demais membros, basta apresentar um documento de identificação. No caso de crianças e adolescentes, em idade escolar, um comprovante de matrícula.

Confira os endereços dos Cras e Centrais de CadÚnico da cidade:

CRAS Centro  e  Observatório Social (Rua Luiz Almeida Carvalho, 302, Centro  – próx. à Eletropaulo)
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114, Centro
Telefone: (11) 4785-3598

CRAS Dom José (Central CadÚnico ao lado)
Rua Ouro Preto, 481, Jardim Santo Eduardo
Telefone: (11) 4149-6604

CRAS Casa Branca/Santa Tereza e Central CadÚnico
Avenida João Paulo II, 1799 – Jd. Casa Branca
Telefone: (11) 4244-7696

CRAS São Marcos e Central CadÚnico
Rua São Carlos, 128 – Jardim São Marcos
Telefone:(11) 4203-2574

CRAS Vista Alegre e Central CadÚnico
Rua Maceió, 10 – Jardim Vista Alegre
Telefone: (11) 4704-4158

CRAS Jardim Pinheirinho ((Central CadÚnico ao lado)
Rua Paineiras, 91-A, Jardim Pinheirinho
Telefone: (11) 4781-3432

----
Compartilhe nas redes sociais