Centro Cultural inicia 1ª mostra de filmes

22/09/2006 - 0:00
Centro Cultural inicia 1ª mostra de filmes

Com a exibição do documentário "Vida de Artista", de João Batista de Andrade, a Prefeitura através da Secretaria de Turismo realizou o pré-lançamento da 1ª Mostra de Filmes de Embu. Realizado no Centro Cultural Embu das Artes na noite de terça-feira (19/9), o evento foi marcado pela presença do diretor do filme, atual secretário da Cultura do Estado de São Paulo.

Andrade lembrou em tom nostálgico sua longa relação com Embu das Artes. Ainda nos anos 60, em visitas a Embu conheceu os principais expoentes da arte na cidade. "Trago viva na memória a banca de Solano Trindade, a casa do Assis [de Embu]", disse ele. A respeito de Joel Câmara, artista daltônico autor do painel que cobre o saguão de entrada do Centro Cultural, o cineasta comentou: "quem não queria ter um desenho dele".

Em homenagem ao secretário e dando-lhe boas-vindas, o prefeito Prefeito presenteou-o com uma placa pelo conjunto de sua obra. "Muitos de vocês já devem ter assistido a filmes dele", disse para a platéia que incluía diversos artistas. O escultor e professor de ritmos musicais Bilu ofereceu ao secretário estadual e ao prefeito duas belas peças de sua criação.

Vida de Artista" conta a trajetória de José Inácio Nascimento, santeiro de Pirenópolis (GO), expondo o vigor da sua obra e os contrastes da existência como artista e pessoa. Da filmografia de Andrade faz parte "O Homem que Virou Suco" (1980) que em 1987 foi exibido dezenas de vezes em Embu.

A mostra é uma realização do Cine Club de Embu sob a coordenação de Benê Silva e apoio da Prefeitura. Ao coquetel de pré-lançamento oferecido pelo Restaurante Rosa Mundo estiveram presentes a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Rosimary Matos; o secretário adjunto de Turismo Joselício Santos e o diretor de Cultura César Domiciano.