Começa a recuperação da Favela Dois Palitos

31/03/2016 - 0:00
Começa a recuperação da Favela Dois Palitos

Moradores deixam o local para revitalização urbana e ambiental

As obras de “Recuperação Urbana e Ambiental” do Jd. da Luz, na Comunidade Dois Palitos, implantarão ruas e vielas pavimentadas em bloquetes, rede de esgoto, sistema de drenagem de águas pluviais e revitalização do meio ambiente em área de mananciais, beneficiando 3 mil pessoas.

Além de levar dignidade aos moradores de baixa renda que ganharão a infraestrutura necessária para sua comodidade e segurança, como mobilidade, tráfego de veículos, saneamento e acesso a serviços públicos e privados, está prevista para o futuro a construção de novas moradias no local para abrigar a população que vive em áreas de risco ou em barracos e casas improvisadas e precárias.

O projeto de R$ R$ 3.971.156,92 é da Prefeitura de Embu das Artes, com envolvimento de duas secretarias (Obras/Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) e da Companhia Pró-Habitação, financiado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, via Ministério das Cidades, com análise e repasse da CEF.

Mais de 300 famílias, cadastradas em 2008, já deixaram o local ou estão saindo para morar nos Residenciais Pq. das Chácaras I (inaugurado em 2015), III e IV, entregues no dia 24/3 deste ano pela Prefeitura, graças ao Programa Minha Casa, Minha Vida.

A Prefeitura está sinalizando a área com placas, anunciando o início das obras e alertando que não podem ser erguidas novas construções no local. Assistentes sociais, engenheiros e técnicos da administração municipal estão acompanhando e orientando passo a passo a todos os envolvidos.