Comemorações de Corpus Christi atrai turistas em Embu

20/06/2006 - 0:00
Comemorações de Corpus Christi atrai turistas em Embu

Milhares de pessoas visitaram Embu das Artes no feriado para apreciar os mais de 500 metros do tradicional tapete de Corpus Christi. Confeccionados pelas comunidades e suas respectivas pastorais e movimentos, os trabalhos, feitos com serragem, anilina, cal, areia, entre outros materiais, traziam ilustrações de motivos religiosos e ficaram expostos na Rua Nossa Senhora do Rosário, no Centro Histórico e, pela primeira vez por iniciativa do Departamento de Cultura, em quatro bairros do município: Itatuba, Jardins Magali, Santa Emília e Vista Alegre.

Em meio a Feira de Artes e Artesanato, uma multidão admirou os tapetes que há anos fazem parte do calendário oficial das comemorações religiosas. "É muito bom ter uma cidade tão próxima de São Paulo com grandes atrativos", disse o engenheiro técnico comercial, Elvo Ferreira, que preferiu Embu a Pirituba, onde mora, para passar o feriado com a esposa Cristina e as filhas Isabele e Amanda. Para Miguel, morador de Guarulhos, que também fez uma passeio familiar junto a esposa Solange e a filha Daniele, foi uma novidade e uma grande surpresa encontrar trabalhos maravilhosos próximos da capital.

No final da tarde, o Ginásio de Esportes Hermínio Espósito ficou tomado por cerca de 2.000 fiéis que assistiram a missa realizada pelo padre Sebastião Gomes Neto, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, dentre eles autoridades como o vice-prefeito de Embu, Roberto Terassi, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Cleusa Gomes, a presidente da Câmara Municipal, Maria das Graças de Souza, a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Rosimary de Matos, o vereador Clidão e sua esposa e o ex-secretário de Cidadania e Assistência Social e presidente do PT de Embu, Prefeito. A celebração também contou com a presença de nove comunidades: Engenho Velho, Santa Clara, Santa Luzia, Jardins Sílvia e Tomé, Cercado Grande e Maria Auxiliadora; além de ministros extraordinários da eucaristia, Ministério de Música e Ministério de Dança, entre outros. Ao término da cerimônia, todos participaram da procissão até o Largo dos Jesuítas, onde as atividades foram encerradas após a benção do padre.

Tags: