Conisud apresenta propostas para o PPA regional

16/07/2014 - 0:00
Conisud apresenta propostas para o PPA regional

Ampliação de leitos, monitoramento de divisas e novas habitações populares são algumas das ações que devem constar no documento que será entregue em agosto ao Ministério do Planejamento

O Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud) promoveu ontem (15/7) a primeira oficina para elaboração do “Plano Plurianual Territorial Participativo” – quadriênio 2014-2017, com apresentação do planejamento das Câmaras Técnicas do Conisud das cidades de Embu das Artes, Taboão da Serra, Cotia e Vargem Grande Paulista que serão usadas como base para a elaboração do PPA Regional. A reunião aconteceu na Câmara Municipal de Embu das Artes.

Conforme  divisão temática das câmaras técnicas do consórcio, e, em atendimento à resolução do seminário regional  de 9/7, as propostas foram apresentadas de forma esquematizada dentro de quatro grandes temas: Políticas Sociais, que abrange saúde, educação, cultura e esportes, assistência social e segurança; Políticas de Infraestrutura, com a mobilidade urbana, habitação e drenagem e resíduos sólidos; Desenvolvimento Produtivo e Ambiental com meio ambiente e agricultura, e o Turismo. Cada câmara técnica apresentou os desafios associado ao tema,  e indicou as ações que podem futuramente auxiliar no desenvolvimento e melhoria das cidades.

Dentro das principais câmaras técnicas, podemos destacar algumas ações.

Saúde: construção de mais um hospital regional, ampliação dos leitos e realização de exames laboratoriais na região.

Segurança: capacitação das Guardas Civis Municipais, monitoramento das divisas e uniformização das leis seca e do silêncio nas áreas limítrofes.

Meio Ambiente: licenciamento ambiental consorciado.

Drenagem e resíduos sólidos: tratar e destinar de forma consorciada.

Mobilidade Urbana: plano para toda a região do consórcio.

Educação: implementação da Unifesp.

Habitação: propostas para a construção de novas habitações populares.

Turismo: articulação da agenda da região.

Assistência: combate à violência, criação de Senai e Senac.

A previsão é que o texto do PPA Regional seja entregue ao Ministério do Planejamento na primeira quinzena de agosto. O texto servirá de insumo para o PPA Federal que deverá vigorar de 2016 à 2019.

Mais de 50 pessoas participaram da oficina, entre elas os secretários Sandra Magali Fihlie e seu adjunto, Fausto Martino (Saúde), Valdir Barbosa (Turismo), José Ovídio (Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Paulo Vicente (Educação) e Roberta Santos (Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional), os vereadores, João Leite, Jefferson do Caminhão, Rosana do Arthur, Edvânio Mendes e Júlio Campanha.

A segunda oficina será no próximo dia 22/7, às 17h30, no Auditório da Prefeitura de Itapecerica da Serra – av. Eduardo Roberto Daher, 1.135, Centro, com as cidades de Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra e Juquitiba.